Ponte telescópica (aviação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pontes telescópicas no Aeroporto de Denver
Pormenor de uma ponte telescópica
Kobe nakatottei06s3200.jpg

Uma ponte telescópica, também designada por manga, ponte de embarque ou finger,[1] é um dispositivo que faz a ligação entre o terminal de aeroporto e o avião, permitindo, assim, a entrada e saídas dos passageiros.

É um equipamento regulável em altura, de acordo com a distância da porta do avião ao solo. No entanto, certos tipos de aviões, cuja entrada fica a pouca distância do solo, não podem usufruir deste dispositivo. A principal vantagem das pontes telescópicas é o conforto oferecido aos passageiros no acesso ao interior do avião, e na sua saída deste para o terminal, efectuado dentro de uma espécie de túnel, que os protege da chuva e do vento.

Antes da introdução deste equipamento, a entrada e saída dos passageiros era efectuada a pé, tendo que subir e descer as escadas dos aviões, ou feita por autocarros. A utilização das pontes é cada vez mais utilizada nos grandes, e modernos, aeroportos.

Referências

Portal A Wikipédia possui o portal:
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ponte telescópica (aviação)
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.