Portal:Capitalismo/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Instruções[editar código-fonte]

O layout para estas subpáginas está em Predefinição:Artigo selecionado.

  1. Adicione um novo artigo à próxima subpágina disponível.
  2. O "blurb" para cada artigo deve ser de aproximadamente 10 linhas, para formatação apropriada na página principal do portal.
  3. O resumo de edição para cada nova subpágina deve ser vinculado ao artigo do qual o texto foi copiado
  4. Atualize "max=" para o novo total para o {{Random portal component}} na página principal.

Purgar cache do servidor

Lista de artigos[editar código-fonte]

 ver · editar Artigo selecionado/1

Portal:Capitalismo/Artigo selecionado/1

=
No final da década de 1970, Hong Kong se estabeleceu como um grande entreposto entre o mundo e a China. A cidade tornou-se um importante centro comercial e centro financeiro e é considerada uma cidade mundial e uma das oito cidades Alpha+. Ela ficou em quinto lugar no 2014 Global Cities Index após Nova York, Londres, Tóquio e Paris. A cidade tem uma das maiores rendas per capita do mundo e a mais severa desigualdade de renda entre as economias avançadas. Tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano e está altamente classificado no Relatório de Competitividade Global. Hong Kong é o terceiro centro financeiro mais importante depois de Nova York e Londres. A economia de serviços, caracterizada pela baixa tributação e pelo livre comércio, foi considerada uma das políticas econômicas mais laissez-faire do mundo, e a moeda, o dólar de Hong Kong, é a 13ª moeda mais negociada do mundo.
Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado/2

Portal:Capitalismo/Artigo selecionado/2

A indústria de ardósia no País de Gales começou durante o romano britânico quando ardósia foi usado para telhar o forte em Segôncio, moderna Caernarfon. A indústria de ardósia cresceu lentamente até o início do século 18, desde o momento em que se expandiu rapidamente e atingiu seu pico de produção no final do século 19, altura em que as áreas de produção de ardósias mais importantes estavam no noroeste do País de Gales. Estes incluíram a Penrhyn Quarry perto de Bethesda, Dinorwig Pedreira perto de Llanberis, Nantlle Valley e Blaenau Ffestiniog, onde a ardósia era minarada em vez de inclinada. Penrhyn e Dinorwig eram as duas maiores pedreiras de ardósia do mundo, e a mina Oakeley em Blaenau Ffestiniog era a maior mina de ardósia do mundo. A Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial levaram ao encerramento de muitas pedreiras menores, e a concorrência de outros materiais de cobertura, particularmente telhas, resultou no fechamento da maioria das pedreiras maiores em As décadas de 1960 e 1970. A produção de ardósia continua em uma escala muito reduzida.
Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado/3

Portal:Capitalismo/Artigo selecionado/3

O Mercado de Norwich em 2009. A área pavimentada em frente ao mercado, hoje conhecida como Gentleman's Walk, antigamente era reservada para pequenos proprietários que vendiam em bancas temporárias. Desde 1938, a praça do mercado é controlada pela Art Deco City Hall (centro) e a Guildhall do século XV (direita).
Norwich Market (também conhecido como Mercado de Prestação de Norwich) é um mercado ao ar livre inglês composto por cerca de 200 bancas no centro de Norwich. Fundado na segunda metade do século XI para suprir os comerciantes e colonizadores normandos que se mudaram para a região após a conquista normanda da Inglaterra, substituiu um mercado anterior a uma curta distância. Está em operação no atual local há mais de 900 anos.

No século XIV, Norwich era uma das maiores e mais prósperas cidades na Inglaterra, e o Mercado de Norwich era um importante centro comercial. O controle e a renda do mercado foram cedidos pela monarquia à cidade de Norwich em 1341, época a partir da qual forneceu uma significativa fonte de renda para o governo local. Livre do controle real, o mercado foi reorganizado para beneficiar a cidade o máximo possível. Norwich e região circunvizinha foram devastadas pela peste e fome na segunda metade do século XIV, com a população caindo em mais de 50%. Após os anos da peste, Norwich ficou sob o controle dos comerciantes locais e a economia foi reconstruída. No início do século XV, uma guildhall (prefeitura) foi construída ao lado do mercado para servir de sede para o governo local e para as autoridades judiciais. O maior edifício cívico medieval sobrevivente na Grã-Bretanha fora de Londres, permaneceu como sede do governo local até 1938 e em uso como um tribunal de justiça até 1985.

Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado/4
 ver · editar Artigo selecionado/5