Portal:Capitalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal:Capitalismo
Portal:Capitalismo
 ver · editar O Portal do Capitalismo

Capitalismo é um sistema econômico de trocas voluntárias em que os modos de produções, como o comércio, as indústrias e os meios de produção são de propriedade privada. Essas empresas privadas são geralmente operadas por lucro, mas podem ser operadas como uma organização sem fins lucrativos. As características centrais do capitalismo incluem propriedade privada, acumulação de capital, mercados competitivos e trabalho assalariado. Em uma economia capitalista, as partes de uma transação tipicamente determinam os preços pelos quais ativos, bens e serviços são trocados.

O papel do intervencionismo, regulação e o alcance do Estado na economia determinam o grau de concorrência, quanto mais o Estado é ativo na economia, menos ela é competitiva, dependendo do tamanho de inchaço do Estado podem existir diferentes modelos de variantes do capitalismo, podendo até mesmo o Estado ter controle de uma empresa, o que não significa que ela seja de fato capitalista. Muitos Economistas, economistas políticos, e historiadores observaram que apenas o modelo laissez-faire é de fato capitalista, mas outros Economistas, economistas políticos, e historiadores observaram diferentes perspectivas em sua análise sobre o capitalismo e reconheceram várias variantes ou até formas. Estes incluem o capitalismo corporativo, capitalismo de camaradagem, capitalismo do bem-estar, "terceiro caminho", Democracia social e o capitalismo de estado. Cada modelo de variante empregou diferentes grau de dependência de mercados livres, propriedade pública, obstáculos à livre concorrência e inclusão de políticas sociais sancionadas pelo Estado.

Portanto, a medida em que diferentes mercados são livres, bem como as regras que definem a propriedade privada, a economia se autorregula, já que se trata de pessoas interagindo entre si, sem a necessidade do Estado intervir, assim muitos economistas acusam o Estado ao regular ou intervir de atrapalhar o capitalismo. Muitos Estados têm uma economia mista, que combina elementos do capitalismo e economias planejadas centralmente. O capitalismo existiu sob muitas formas de governo, em diferentes momentos, lugares e culturas. Após a extinção do feudalismo, os sistemas capitalistas mistos tornaram-se dominantes no mundo ocidental e continuam a se espalhar.

 ver · editar Artigo selecionado


A indústria de ardósia no País de Gales começou durante o romano britânico quando ardósia foi usado para telhar o forte em Segôncio, moderna Caernarfon. A indústria de ardósia cresceu lentamente até o início do século 18, desde o momento em que se expandiu rapidamente e atingiu seu pico de produção no final do século 19, altura em que as áreas de produção de ardósias mais importantes estavam no noroeste do País de Gales. Estes incluíram a Penrhyn Quarry perto de Bethesda, Dinorwig Pedreira perto de Llanberis, Nantlle Valley e Blaenau Ffestiniog, onde a ardósia era minarada em vez de inclinada. Penrhyn e Dinorwig eram as duas maiores pedreiras de ardósia do mundo, e a mina Oakeley em Blaenau Ffestiniog era a maior mina de ardósia do mundo. A Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial levaram ao encerramento de muitas pedreiras menores, e a concorrência de outros materiais de cobertura, particularmente telhas, resultou no fechamento da maioria das pedreiras maiores em As décadas de 1960 e 1970. A produção de ardósia continua em uma escala muito reduzida.
Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver · editar Imagem destacada


Comparação do sistema capitalista com fascismo, socialismo e comunismo.
 ver · editar Biografia selecionada
 ver · editar Citação selecionada
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Capitalismo notícia

Wikinews logoNotícias Capitalistas/Notícias de negócios Portal:Negócios e economia/Notícias de negócios/Wikinews

 ver · editar Você sabia
 ver · editar Coisas que você pode fazer
 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjects relacionados
 ver · editar Tópicos capitalistas

Capitalismo .. Propriedade privada .. Modo de produção capitalista .. Laissez-faire .. Ludwig Von Mises .. Murray N. Rothbard .. Liberdade econômica .. Adam Smith .. Dinheiro .. Ronald Reagan .. Capitalismo americano .. Críticas ao socialismo .. Patente .. A Riqueza das Nações .. Capitalismo corporativo .. Capitalismo democrático .. Milton Friedman

 ver · editar Wikimedia associada

Purgar cache do servidor