Prosperidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prosperidade (do latim prosperitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado (Novo Dicionário Eletrônico Aurélio, versão 5.0, e Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2001.).

Também pode designar um período de ascensão econômica e desse modo conectado a uma sociedade otimista que goza de riqueza. A fase de prosperidade é caracterizada por uma tendência otimista para produtores e consumidores. O aumento do consumo, leva ao aumento da produção e da Renda Nacional (Produto Nacional Bruto menos os gastos de depreciação do capital e impostos indiretos), ou seja, ao crescimento econômico.

Na seara jurídica, o procurador da República Leandro Bastos Nunes foi quem introduziu o conceito prosperidade na categoria de princípio constitucional, preconizando, entre outros, que o referido princípio "encontra-se implícito na Constituição Federal, significando o direito de todos os cidadãos de alcançarem o desenvolvimento material e o bem-estar social".


Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Prosperidade
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.