Portal:Iémen/Artigo selecionado/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porto de Áden (cerca de 1910). Navios ao largo de Steamer Point na entrada do atual porto interior.
Porto de Áden (cerca de 1910). Navios ao largo de Steamer Point na entrada do atual porto interior.

Áden ou Adem (árabe: عدن ; AFI[/ˈʕɑdæn/]) é uma cidade no Iêmen, 170 quilômetros a leste do estreito de Bab-el-Mandeb. Seu antigo porto natural jaz na cratera de um vulcão extinto, o qual forma agora uma península, unida à terra firme por um pequeno istmo. Este porto, Front Bay, foi usado inicialmente pelo antigo Reino de Awsan entre o 5° e o 7° milênio a.C.. O porto moderno está situado no outro lado da península. Áden tem atualmente uma população de cerca de 590.000 habitantes e está localizada em 12º 56' N 45º 02' E.

Áden consiste em um conjunto de pequenas cidades: Crater, a cidade portuária original, a cidade industrial conhecida agora como Little Aden com sua grande refinaria de petróleo, e Madinat ash-Sha'b, o centro governamental. Dois subúrbios, Khormaksar e Sheikh Othman, ficam ao norte de Crater, a cidade velha, com o aeroporto internacional (o antigo aeroporto RAF Khormaksar) situado entre eles. Como Áden envolve o lado oriental do porto, Little Aden forma sua imagem espelhada, envolvendo-a no lado ocidental. Little Aden tornou-se a sede da refinaria de petróleo e porto dos petroleiros. Ambos eram operados pela British Petroleum.

Áden foi a capital da República Democrática Popular do Iêmen até a unificação deste país com a República Árabe do Iêmen quando foi declarada zona de livre comércio. Ela deu seu nome ao Golfo de Áden.

Leia mais ...