Portal:Irlanda do Norte/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Irlanda do Norte é o menor e menos populoso país constituinte do Reino Unido. Ocupa cerca de um sexto da ilha da Irlanda e é a única parte do Reino Unido a partilhar uma fronteira terrestre (a da República da Irlanda) com um estado diferente.

A Irlanda do Norte foi criada em 1921 fora da continuidade do Ato de União de 1800, quando a ilha da Irlanda como um todo tornou-se parte do Reino Unido. Vinte e seis condados da Irlanda foram separados do Reino Unido em 1921, após a Guerra de Independência da Irlanda e o subsequente Tratado Anglo-Irlandês. Os outros seis municípios foram nomeados "Irlanda do Norte". O Governo da Irlanda do Norte operou por 50 anos, até que foi suspenso em 1972 devido a distúrbios civis conhecidos como The Troubles. Várias tentativas já foram feitas para restaurar alguma forma de governo delegado a região, culminando com o recente Acordo de Belfast. Por vezes é descrito como uma província, referindo-se ao fato de ser uma província do Reino Unido, embora também seja parte de uma grande província irlandesa chamada Ulster.

Belfast é a capital da Irlanda do Norte. A bandeira oficial da Irlanda do Norte é a bandeira da União, embora a bandeira antiga do Governo da Irlanda do Norte ainda é amplamente usada para representar a Irlanda do Norte, especialmente em eventos esportivos. É baseada no antigo Estandarte do Ulster (com a adição de uma coroa, uma estrela e um fundo branco). Bandeiras e emblemas são politicamente controversos, e várias bandeiras são amplamente usadas. São Patrício é o santo padroeiro da Irlanda, incluindo a Irlanda do Norte.