Posições no futebol americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No futebol americano, bem como na maioria dos esportes coletivos, cada atleta tem uma posição marcada, e deve se situar nela para a equipe ganhar.[1] [2]

Os nomes para cada posição são escritos em inglês, com traduções em português incluído quando possível. Também são incluído quais números cada posição pode usar na camisa pelas regras da National Football League (números por posição são similar em outras ligas como futebol universitário americano e no futebol canadense).

Posiçoes de futebol americano em formações típicas de ataque e defesa

Posições ofensivas[editar | editar código-fonte]

Por regra, todos as formações do ataque tem que ter sete jogadores posicionado na linha de scrimagge. Os dois jogadores no fim da linha (que seriam um Tight End ou Wide receiver) e atrás da linha temos os outros jogadores que não podem ficar na linha e são considerados como "elegíveis". Os cinco no centro da linha não podem receber lançamentos(inelegíveis), e são considerados parte da "Linha Ofensiva" (composta um Center, dois Guards, e dois Tackles).[1]

O número de cada posição no campo durante cada jogada é definida pela formação, que teria vários nomes como "I", "Pro-T", "Shotgun", "Single-Back", etc.

"Posições de habilidade"[editar | editar código-fonte]

Quarterback[editar | editar código-fonte]

"Lançador", "Armador", "QB"; camiseta números 1 - 19 na NFL

O quarterback (lançador) é o cérebro do time. Dita as táticas (tipicamente escolhidas pelo tecnico) durante o huddle (aquela reunião que todos fazem abaixados antes de começar a jogada). Antes do início da jogada, ele também pode gritar os audibles (os códigos utilizados para mudar as jogadas anteriormente combinadas). No começo da jogada, ele será posicionado atrás do Center (Centro) para receber a bola. Durante a jogada, ele pode dar a bola a um Running Back, lançar a bola, ou carregar a bola.

Running Back[editar | editar código-fonte]

"Corredor", "HB", "FB"; camisa 20 - 49 na NFL

Os Running Backs se posicionam atrás do Quarterback ou, às vezes, atrás e um pouco ao lado, no início de cada jogada. Tem dois tipos principais de corredores, o "Halfback" e o "Fullback". Em formações com só um corredor, este sempre seria um Halfback. O Halfback carrega a bola na maioria das jogadas de correr, e tem que ter uma combinação de velocidade, atletismo, e força. O Fullback não tem que ser tão veloz, mas deve ter bastante força porque é o principal responsável para bloquear para o Halfback. Nas jogadas de lance, os Running Backs podem bloquear protegendo o Quarterback, ou se deslocarem para receber passes.

Receiver[editar | editar código-fonte]

"Recebedor", "WR"; camiseta números 10 - 19, 80 - 89 na NFL

Wide Receivers (Recebedores) são jogadores rápidos que se deslocam em rotas curtas e longas para receber ou corrigir passes

Tight End[editar | editar código-fonte]

"Ponta de Linha", "TE"; camiseta números 40-49 e 80 - 89 na NFL

Jogador da linha Ofensiva que pode sair para receber passes, ou ficar para proteger e segurar a linha defensiva. Tem que ter uma mistura de bastante força e agilidade, sem contar a habilidade necessária para receber os passes.

Linha ofensiva[editar | editar código-fonte]

Center[editar | editar código-fonte]

"Centro", "C"; camiseta numeros 50 - 79 na NFL

O jogador no meio será o Center, que começa cada jogada passando a bola por dentro de suas pernas para o quarterback. O center é o cérebro da linha ofensiva, e antes da jogada tem a responsabilidade de analisar a defesa e fazer ajustes no esquema de bloqueio da linha ofensiva.

Offensive Guards Left/Right[editar | editar código-fonte]

" Guards " , "OG" ou "G" camiseta números 60 - 79 na NFL, podendo também ser usados os números de 50 - 59, que é o caso de jogadores do Denver Broncos e outro do Kansas City Chiefs.

O Guard faz a proteção do QuarterBack , ele fica entre o Center e os Tackles , ele tenta impedir que os DT invadam e o Quarterback leve Sack (Ser Sacado)

Tackle, Left/Right[editar | editar código-fonte]

"Pilares", "LT/RT"; camiseta numeros 60 - 79 na NFL

No fim da linha será os "Tackles". O Tackle Esquerda (LT) será considerado talvez a posição mais importante da linha ofensiva, por ter a responsabilidade durante jogadas de lance, a função de proteger o lado do que o QB esta virado de costas (lado cego).

Posições defensivas[editar | editar código-fonte]

A defesa não tem limitações sobre número de jogadores na linha de scrimmage. A formação típica composta de quatro na linha defensiva, três linebackers (que seria chamado "4-3"; três jogadores na Defensive Line mais quatro Linebackers é também muito comum e é chamado "3-4") e mais quatro Defensive Backs.[1]

Além dos esquemas de 7 jogadores na frente e mais 4 por trás, há vários outros esquemas utilizados, principalmente em situações específicas. Contra um ataque de corrida muito forte, o Strong Safety se posiciona perto da linha de scrimmage e atua como um Linebacker. Em um esquema 3-4, os Outside Linebackers podem se posicionar cercando a linha de scrimmage fazendo um esquema muito similar a um 5-2. Em situações onde há uma jogada de lançamento, os Linebackers são substituídos para adicionar jogadores na Secundária, resultando em formações de "Nickel" (cinco DB's), "Dime" (seis DB's), e até "Quarter" (sete DB's).

Linha defensiva[editar | editar código-fonte]

Defensive End[editar | editar código-fonte]

"Ponta Defensivo", "DE, LE, RE"; camiseta números 60 - 79, 90 - 99 no NFL

A linha defensiva é tipicamente composta por 3 ou 4 jogadores; 2 no lado são chamado "defensive ends". Todos pressionam a linha de ataque, impedindo corridas e tentando derrubar o quarterback. Comparados com os Defensive Tackles, os Defensive Ends são tipicamente um pouco menores e mais rápidos.

Defensive Tackle[editar | editar código-fonte]

"Defensor Maior", "DT, NT"; camiseta números 60 - 79, 90 - 99 na NFL

A linha defensiva é tipicamente composta por 3 ou 4 jogadores; os no meio da linha são chamado "nose tackle". Todos pressionam a linha de ataque, impedindo corridas e tentando derrubar o quarterback. Defensive Tackles são os maiores jogadores da defesa.

Linebackers[editar | editar código-fonte]

Middle/Inside Linebackers[editar | editar código-fonte]

"Volantes", "MLB, ILB, RILB, LILB"; camiseta números 50 - 59, 90 - 99 na NFL

Atrás do Defensive Line seria o LB, que defende igualmente entre lances e corridas. O Linebacker no centro se chama o "Middle Linebacker" ou “Inside Linebacker”, e tem um maior responsabilidade de derrubar os corredores parando pelo centro do campo (já que a linha ofensiva tem vantagem em número de jogadores sobre a linha defensiva).

Outside Linebackers[editar | editar código-fonte]

"Apoiadores", "OLB, ROLB, LOLB"; camiseta números 50 - 59, 90 - 99 na NFL

Atrás do Defensive Line (linebackers) se localizam os Outside Linebackers ou "secundarios", que defendem igualmente lances e corridas. Os dois de fora são chamados "Outside Linebacker". O outside linebacker da esquerda (na visão do quarterback) tipicamente tem uma maior responsabilidade de derrubar o quarterback, já que está posicionado ao lado das costas de um quarterback se preparando para lançar a bola. O LB no centro se chama o "Middle LB" ou "Inside LB", e tem uma maior responsabilidade de derrubar os corredores os parando pelo centro do campo (já que a linha ofensiva tem vantagem de números sobre a linha defensiva).

Defensive Backs[editar | editar código-fonte]

Cornerbacks[editar | editar código-fonte]

"Laterais", "CB"; camiseta números 20 - 49 na NFL

Aos lados, posicionados diretamente à frente dos Wide Receivers, ficam os Cornerbacks, que têm de marcá-los. Precisa-se de muita velocidade e atletismo nesta posição para marcar os jogadores mais rápidos do ataque e, quando possível, interceptar a bola durante um passe ao WR e passar ao seu time a oportunidade de atacar.

Safeties[editar | editar código-fonte]

"Líberos", "Seguranças", "S", "FS", "SS"; camiseta números 20 - 49 na NFL

No centro e por trás da defesa são os "Safeties" - Strong e Free - que atuam como últimos homens do campo. Eles tem que ajudar os Cornerbacks na marcação, marcar quaisquer jogadores ofensivos ainda livres, e (principalmente o Strong Safety), ajudar derrubar os Tight ends e running backs.

Especialistas[editar | editar código-fonte]

Kicker/Punter[editar | editar código-fonte]

"Artilheiro", "chutador", "K", "P"; camiseta números 1 - 19 na NFL

As posições mais especializadas no campos seriam o "kicker" (que faz o field goal e kickoff), o "Punter", que faz o chute de devolução (Punt) normalmente na quarta descida ou quando o time de ataque sofre um "safety" (quando o jogador ofensivo com a bola, cai na sua própria End Zone).[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Posições no Futebol americano e Futebol canadense
Ataque Defesa Special teams
Linha ofensiva Guard, Tackle, Center Linha defensiva Tackle, End, Nose tackle Chutadores Placekicker, Punter, Kickoff Specialist
Quarterback Linebackers Snapping Long snapper, Holder
Backs Halfback (Tailback), Fullback, H-back Backs Cornerback, Safety Retornadores Punt returner, Kick returner
Recebedores Wide receiver, Tight end, Slotback Nickelback, Dimeback Tackling Gunner
Formações