Post-it

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Um post-it‎
Post-it pré-impressos

O Post-it é um pequeno papel (de diversas medidas) com um adesivo de fácil remoção em seu verso, de forma que seja facilmente pregado, retirado e recolocado por algumas vezes, sem deixar marcas ou resíduos. É usado para fazer anotações e são geralmente colocados em monitores de computadores pessoais, áreas de trabalho, cadernos, etc.

Usado para deixar lembretes, o post-it foi originalmente criado no ano de 1977 pelo norte-americano Art Fry. Fry cantava no coral da igreja e sempre que abria o livro de hinos, deixava cair o marcador. Cansado disso, Fry decidiu aplicar o adesivo de fácil remoção que seu colega Spencer Silver tinha criado em 1968 na parte de trás do marcador.

Hoje é possível encontrar em diversas cores, tamanhos e até mesmo produtos para guardar blocos de Post-it. O mais comum é o Post-it quadrado com 7,5 cm quadrados de área, de cor amarelo canário. Hoje, a empresa 3M possui a patente em cima do nome e os nomes "Post-it" e a cor amarelo canário são marcas registradas da 3M.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1968 um cientista da 3M, Dr. Spencer Silver, desenvolveu um adesivo de pouca adesão, que não deixava marcas e era de fácil remoção. Durante cinco anos Spencer divulgou seu produto, através de seminários e informalmente, mas não teve muito sucesso. Em 1974 um amigo de Spencer, Art Fry que cantava no coro da igreja, ficou frustrado porque suas fichas caiam com frequência. Foi então que surgiu a idéia de grudar as fichas com a cola que seu amigo havia inventado. Então ele desenvolveu a idéia e a 3M lançou o produto em 1977, mas inicialmente não teve muitas vendas. Um ano depois a 3M distribuiu amostras para moradores do estado americano de Idaho, e teve muito boa repercussão. Um ano após eles foram lançados no Canadá e na Europa. Em 2003 uma versão nova foi lançada, Post-it Super Stick, com uma cola mais aderente. Esta nova versão facilitava o uso de Post-it na vertical e em superfícies não tão lisas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Post-it