Potideia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Mapa da antiga Calcídica

Potideia (em grego: Ποτίδαια) era uma colônia fundada pelos coríntios por volta do ano 600 a.C. na península mais ocidental da Calcídica no norte da Grécia.

Potideia foi uma das cidades que deram início a Guerra do Peloponeso pois Atenas pôs cerco naval a esta cidade. Esparta revidou lançando um ultimato para que Atenas retirasse seu cerco a Potideia. Ela se Situava na região nordeste da Grécia Antiga perto da região da Trácia .Era uma cidade comercial que ficava em um local estratégico no mar Egeu e no caminho para o Mar Negro. Potideia era uma antiga aliada de Atenas que saiu da Liga de Delos, por causa da liderança autoritária de Atenas que estava usando o tesouro da Liga e sua liderança para benefício próprio. Recebeu apoio de Esparta e de Corinto. Ela controlava o comércio de cereais, escravos, ferro, cobre, atum e madeira.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Grécia é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.