Emmy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Prêmios Emmy)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Emmy
Descrição programas televisivos
Apresentação ATAS
NATAS
IATAS
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 1949
Última cerimónia 2014

O Emmy é um prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. É equivalente ao Oscar (para o cinema), o Tony Award (para o teatro), e aos Prêmios Grammy (para a música).[1] [2]

Os prêmios são apresentados em diferentes cerimônias realizadas durante cada ano. Os dois eventos que recebem maior cobertura dos meios de comunicação são os Emmy do Primetime e os Emmy do Daytime que reconhecem o trabalho de destaque na programação americana do horário nobre e entretenimento diurno, respectivamente.

Outras notáveis cerimônias dos Emmy são aquelas que honram a programação nacional esportiva, de notícias e documentários, negócios nacionais e os de tecnologia e de engenharia na televisão. Existe também os Emmys regionais que também são apresentados por todo o país em vários momentos ao longo do ano, reconhecendo a excelência na televisão local. Além desses, a Academia Internacional realiza durante o mês de novembro, os Emmys internacionais que são concedidos à programação de televisão produzida e, inicialmente, exibida fora dos Estados Unidos.

Existem três organizações relacionadas, mas autónomas, presentes nos Prémios Emmy:

História[editar | editar código-fonte]

Emmy 1997

Com sede em Los Angeles, a Academia de Artes & Ciências Televisivas criou o prêmio Emmy como parte de uma oportunidade de construção de imagem e relações públicas na então recente televisão americana.[3] A primeira cerimônia ocorreu em 25 de janeiro de 1949, no Hollywood Athletic club, mas apenas para honrar programas produzidos e veiculados localmente na área de Los Angeles. Shirley Dinsdale teve a distinção de receber o primeiro Emmy, como "Personalidade da TV", durante essa primeira cerimônia.

Na década de 1950, a Academia expandiu os Emmys para nível nacional, apresentando os prêmios para programas transmitidos em todo o país. Em 1955, a Academia Nacional de Artes e Ciências Cinematográficas (NATAS) foi formada na cidade de Nova York como uma organização irmã para servir os membros na costa leste, e também ajudar a supervisionar os Emmys. A NATAS também ficou responsável pelos Emmys regionais em todo os Estados Unidos.[4] A ATAS no entanto, ainda manteve a sua cerimônia regional distinta honrando a programação local na área de Los Angeles.

Inicialmente, havia apenas uma cerimônia dos Emmys realizada uma vez por ano para homenagear os programas nacionais transmitidos nos Estados Unidos. Em 1974, a primeira cerimônia do Emmy do Daytime foi realizada para homenagear especificamente a programação diurna americana. Além disso, os Emmys Internacionais, que premiam programas de televisão produzidos e, inicialmente, exibidos fora dos Estados Unidos, foi criado no início de 1970.

Estatueta do Emmy[editar | editar código-fonte]

O nome Emmy foi utilizado como uma feminização de "immy", um apelido usado para tubos de imagem que eram encontrados com facilidade nas primeiras câmaras de televisão. Os troféus Emmy são feitos atualmente por uma empresa privada, em El Dorado, Kansas.[5]

A estatueta de uma mulher a segurar um átomo tornou-se num símbolo da Academia a tentar suportar e levantar a arte e a ciência na televisão; as asas representam a musa da arte e o átomo, a televisão. Foi criado pelo engenheiro Louis McManus, que usou a esposa como modelo.[6]

Calendário[editar | editar código-fonte]

Cerimônias dos prêmios Emmy no ano de 2014:

2014 Cerimônia Organização
9 de Janeiro 65th Technology and Engineering Emmy Awards NATAS
6 de Maio 35th Sports Emmy Awards NATAS
22 de Junho 41st Daytime Emmy Awards NATAS
25 de Agosto 66th Primetime Emmy Awards ATAS
30 de Setembro 35th News and Documentary Emmy Awards NATAS
24 de Novembro 42nd International Emmy Awards IATAS

Transmissão televisiva[editar | editar código-fonte]

Atualmente está em vigor um sistema rotativo entre as quatro maiores redes de televisão americana (CBS, ABC, NBC, e FOX). No Brasil, o canal Sony costumava transmitir a cerimônia ao vivo, sem tradução simultânea, com direito a reprise legendada no sábado seguinte à entrega dos Emmys, mas a partir de 2011 o Warner Channel ganhou os direitos de transmissão e passará a reproduzir o evento com direito a uma grande divulgação com promoções, sites exclusivos, etc.

Em Portugal, o canal do cabo AXN transmite todos os anos a cerimónia em directo e uma semana mais tarde legendada. Contudo a edição de 2006 foi transmitida umas semanas antes, no domingo, 27 de Agosto, devido à cobertura por parte da NBC do início da época de futebol americano.

Emmys do Primetime[editar | editar código-fonte]

Os Emmys do Primetime são apresentados em reconhecimento da excelência na programação televisiva norte americana do horário nobre. Estes são geralmente distribuídos em meados de Setembro, no domingo anterior ao começo oficial da temporada televisiva do Outuno.

Emmys do Daytime[editar | editar código-fonte]

Os Daytime Emmy Awards são apresentados em reconhecimento da excelência na programação televisiva norte-americana durante o horário do dia. Os primeiros prémios relacionados com o horário do dia foram dados na cerimónia de 1972, durante os prémios Emmy do Primetime, até que se optou por separar e realizou-se uma cerimónia relacionada com a programação deste horário em 1974.

Emmys do Desporto[editar | editar código-fonte]

Os Emmys do Desporto são apresentados para a excelência na programação desportiva. A cerimónia é realizada todas as Primaveras, geralmente na duas últimas semanas de Abril ou na primeira semana de Maio, numa segunda-feira à noite na cidade de Nova Iorque.

Emmys da Tecnologia e Engenharia[editar | editar código-fonte]

Os Prémios Emmy da Tecnologia & Engenharia são apresentados a indivíduos, companhias, ou a organizações científicas e técnicas em reconhecimento pelo seu avanço e contributo em aspectos tecnológicos e de engenharia televisivos.

Emmys Internacionais[editar | editar código-fonte]

A modelo, atriz e apresentadora de televisão brasileira Fernanda Lima com as seis medalhas das indicações dos programas da TV Globo ao Internacional Emmy Awards em 2012.

A Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas realiza os prémios para honrar o melhor da televisão não americana.

Identificar os nomeados demora meses, com a votação a ser levada em diversos festivais de televisão internacionais. Os dois melhores programas de um género em particular, em quatro regiões, são selecionados para uma semifinal, de onde os elementos nomeados são elegidos. Cada nomeado é mostrado num festival, em Nova Iorque, que acontece antes da própria cerimônia.

Brasil e Portugal já foram indicados 91 vezes e venceram 18 vezes a láurea.[7]

Emmys regionais[editar | editar código-fonte]

Existem vinte divisões da Academia Nacional de Artes & Ciências Televisivas que reconhecem excelência em programação televisiva regional nos Estados Unidos. Cada divisão conduz sua própria cerimonias de premiação.

O foco principal do Emmy Regional é reconhecer excelência em programas educativos e culturais, documentários e noticiários.

Elegibilidade: Programas e segmentos produzidos em qualquer um das vinte regiões que não foram disponíveis para mais de 50% do mercado televisivo dos Estados Unidos durante o ano de premiação.

Outros Emmys[editar | editar código-fonte]

Prémios Emmy são também dados para:

  • Telejornais nacionais e documentários
  • Jornalismo de Economia e Financial
  • Serviço Público

É atribuído também o Prémio Humanitário Bob Hope.

Referências

  1. BBC Learning English | Emmy awards Bbc.co.uk (2007-09-17). Visitado em 2013-02-23.
  2. Emmys For Dame Helen/The Sopranos - Reality TV | Photos | News | Galleries Entertainment.uk.msn.com. Visitado em 2013-02-23.
  3. History of the Television Academy Academy of Television Arts & Sciences. Visitado em 2008-06-21.
  4. Advanced Primetime Awards Search Academy of Television Arts & Sciences. Visitado em 2008-06-27.
  5. BEING A MEMBER OF THE ACADEMY (em inglês) Iemmys.tv iemmys.tv. Visitado em 14 de setembro de 2013.
  6. Telenovela Windeck, nomeada para Emmys, avança para o mercado internacional Portalangop.co.ao ANGONOTÍCIAS. Visitado em 6 de Março de 2014.
  7. http://www.iemmys.tv/awards_previous.aspx

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

(em inglês)