Promon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Icon delete.svg
Este artigo foi proposto para eliminação rápida.
  • Regra 6 – Páginas cujo único conteúdo é evidentemente publicitário, promocional ou panfletário
  • Proponente:
  • Último editor: 179.205.146.200
  • Votação: Wikipédia:Páginas para eliminar/Promon

A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação.


Proponente: caso esta página contenha imagens:
  • Se não for utilizável em outras páginas conforme os critérios do Commons indique a imagem em WP:PER
  • Se for VDA evidente, colocar na página da imagem no Commons: {{copyvio|1=fonte ou justificação}}
Proponente: em caso de impróprio avise o criador da página:
Só aviso de ER {{subst:aviso-ER|Promon}} ~~~~
Aviso ER + boas-vindas a IP {{subst:bv-av|Promon}} ~~~~
Aviso ER com boas-vindas (reg.) {{subst:Av-bv-ER|Promon}} ~~~~
Propaganda {{subst:propaganda|Promon}} ~~~~
Aviso spam com boas-vindas (reg.) {{subst:Av-bv-spam|Promon}} ~~~~
Falso ou ofensivo {{subst:Aviso2|Promon}} ~~~~
Promon S.A.
Indústria Engenharia, Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Gestão de Fundos de Investimentos em Infraestrutura, Meio Ambiente e Consultoria
Fundação 1960
Sede São Paulo
Pessoas-chave Luiz Ernesto Gemigniani (Presidente do Conselho); Luiz Fernando Telles Rudge (Presidente)
Página oficial www.promon.com.br

Fundado em 1960 no Brasil, o Grupo Promon é formado por seis empresas e duas entidades associadas, sendo controlado pela holding Promon S.A., na qual estão a coordenação executiva e estratégica da organização. O Grupo, que tem sede em São Paulo, conta com um modelo acionário diferenciado, pois todos os seus acionistas são profissionais que aderiram voluntariamente ao modelo e que são vinculados às empresas da organização. Assim, as ações são distribuídas entre cerca de 80% dos profissionais das companhias do Grupo.

Influenciada pela estrutura societária, embora não se resuma a ela, a cultura organizacional da autodenominada “comunidade Promon” é afirmada pelo Grupo como sendo um conjunto de valores e práticas como a busca pela excelência e a valorização do conhecimento, da responsabilidade socioambiental e da ética. Alguns desses valores foram escritos em 1970 no documento conhecido como “Carta de Campos do Jordão” que, segundo a empresa, mantém-se atualizado e vivo. Para a Promon, a própria cultura organizacional é um grande influenciador de reconhecimentos que a organização recebeu como a presença do Grupo em todas as edições do ranking “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, assim como em todas as edições do ranking “Melhores Empresas para Começar a Carreira”.

Além da cultura, o processo decisório do Grupo também é influenciado pelo modelo acionário. O Conselho de Administração da Promon S/A, a mais alta instância da organização, tem seus membros eleitos pelos acionistas, por voto direto e secreto, para mandatos de três anos. O Conselho, por sua vez, elege os membros da Direção Geral, cuja responsabilidade é gerir o portfólio dos negócios do Grupo em suas áreas de atuação: Engenharia, Desenvolvimento de Empreendimentos e Tecnologia da Informação e Comunicação.

As empresas do Grupo Promon e suas áreas de negócios:

Promon Engenharia | Subsidiária integral da Promon S/A com mais de 50 anos de atividade, a Promon Engenharia tem como ofertas a prestação de serviços profissionais de engenharia e as soluções integradas, sendo dedicada a prover soluções de infraestrutura para setores-chave da economia como Energia Elétrica, Indústrias de Processo e Manufatura, Infraestrutura e Edificações Especiais, Meio Ambiente, Mineração e Metalurgia, Óleo e Gás, Química e Petroquímica. Além da atuação nesses setores, a companhia também busca identificar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos.

O portfólio da participação da Promon Engenharia inclui projeto, gerenciamento e construção de inúmeras unidades de processo em praticamente todas as refinarias de petróleo da Petrobras; projeto de engenharia da barragem da usina hidrelétrica de Itaipu; projetos e gerenciamento da construção de fábricas para Volkswagen, Renault, Peugeot-Citroën e Brahma; projetos de engenharia para os metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Caracas; entre outros cases da empresa.

PromonLogicalis | A PromonLogicalis, a maior integradora independente de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação da América Latina, é uma joint venture entre a Promon S/A, que detém 40% de seu capital, e a companhia britânica Logicalis Group Limited, que detém os demais 60%. A oferta da PromonLogicalis compreende serviços profissionais de consultoria em Telecomunicações e Tecnologia da Informação; soluções integradas abrangendo todas as etapas de um projeto; e operação, suporte e manutenção de sistemas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação.

A PromonLogicalis atende mais de 800 clientes e tem alianças com companhias parceiras como Cisco, IBM, HP, McAfee, entre outras.

P2Brasil | Voltada à gestão de fundos de investimento nos setores de Infraestrutura, a P2 Gestão de Recursos, mais conhecida como P2Brasil, é uma joint venture entre Promon S/A, que detém 40% de seu capital, e Pátria Investimentos, que detém os demais 60%. A P2Brasil dá foco a investimentos predominantemente nos setores de Logística e de Transporte, Óleo e Gás, Água e Saneamento, e Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

O primeiro fundo criado pela P2Brasil foi considerado o maior fundo de investimento privado da América Latina com foco em Infraestrutura por ter concluído, em 2011, uma captação de US$ 1,15 bilhão junto a investidores institucionais, majoritariamente internacionais. O fundo se transformou em investimento realizado pela P2Brasil nas empresas NovaAgri, Hidrovias do Brasil S.A., Oceana Offshore, Latin America Power (LAP), Nova Opersan e Highline do Brasil, junto com o Grupo Bandeirantes.

Promon Meio Ambiente | Criada em 2011 com o objetivo de estruturar negócios na área ambiental nos setores de Infraestrutura, a Promon Meio Ambiente é subsidiária integral da Promon S/A e interage com a Promon Engenharia para oferecer soluções de Engenharia e Meio Ambiente. A Promon Meio Ambiente tem participação de 52,7% no capital das empresas do Grupo Brandt, adotando um modelo de governança compartilhada nessas companhias.

O Grupo Brandt é formado pelas empresas Brandt Meio Ambiente, TerraVision Geotecnologia e Geoinformações e Verti Ecotecnologias – companhias que oferecem soluções como prestação de serviços de consultoria, licenciamento e monitoramento ambiental; geoprocessamento e sensoriamento remoto com enfoque em inovação tecnológica; elaboração de bases cartográficas; bem como pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para solucionar problemas ambientais.

Promon Intelligens | Em 2013, a Promon Intelligens foi apresentada ao mercado como uma consultoria cuja oferta abrange prospecção de novas tecnologias, o apoio a decisões de investimentos em bens de capital e o desenvolvimento de cenários e estratégicas relacionados à eficiência e sustentabilidade das operações e empreendimentos. Essa oferta de soluções da empresa leva em conta aspectos de mercado como estratégia e gestão da inovação e de processos de pesquisa e desenvolvimento (P&D); elaboração de planos de negócios; estratégia de mercado, tecnológica e de financiamento; eficiência energética; estratégica e eficiência da cadeia de suprimentos; entre outros.

Para oferecer essas soluções, a Promon Intelligens mantém atualizadas suas competências em tecnologia, gestão e sustentabilidade e, além disso, mantém uma Rede Estendida de Conhecimento, na qual estão especialistas mundiais em áreas avançadas de conhecimento e uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), entre outras entidades.

Trópico | A Trópico é uma joint venture entre a Promon S/A, que detém 60% de seu capital, a Fundação CPqD (30%) e a Cisco Systems (10%). A empresa atua no desenvolvimento de software e hardware para o mercado de operadoras de telecomunicações e de soluções de software voltadas a integrações e eficiência de sistemas para o mercado corporativo.

Os produtos da Trópico figuram no núcleo da rede das operadoras brasileiras fazendo o controle das sessões de comunicação, bem como gerenciando mais de um bilhão de chamadas telefônicas por dia em operadoras como a Oi e a Telefônica/Vivo.

As entidades associadas ao Grupo Promon:

Fundação Promon de Previdência Social | Patrocinada pelas empresas do Grupo Promon em benefício de seus profissionais, a Fundação Promon de Previdência Social é uma entidade fechada de previdência complementar que administra dois planos previdenciários. O MultiFlex, da modalidade contribuição definida que conta com mais de dois mil participantes, e o BásicoPlus, do tipo benefício definido que conta com quinhentos e sessenta e cinco participantes cuja maioria já está na condição de assistidos. Juntos, os dois planos da Fundação Promon somam ativos superiores a R$ 1 bilhão.

Instituto de Tecnologia Promon | O Instituto de Tecnologia Promon foi criado, em 2006, com o objetivo de contribuir para a análise e o debate de questões sobre tecnologias emergentes, incluindo seu desenvolvimento e sua aplicação às cadeias produtivas do Brasil. Assim, o ITP tem a missão de estimular a geração e a difusão de conhecimento e, para isso, busca uma postura neutra e a aproximação com o meio acadêmico.


Compromissos, reconhecimento, prêmios e certificações do Grupo Promon:

Reconhecimento, prêmios e certificações | O Grupo Promon e suas empresas já receberam reconhecimentos e premiaçõesmcomo o caso da Promon Engenharia que recebeu o primeiro lugar da categoria PMO do Ano 2012, do prêmio Projeto do Ano 2012, promovido pela revista Mundo PM; da PromonLogicalis que conquistou o título de parceiro do ano da Cisco pela excelência no fornecimento de Borderless Network; e do próprio Grupo que foi eleito, em 2012, pela sétima vez, uma das 21 empresas-modelo em sustentabilidade social corporativa no Brasil, fazendo parte do Guia Exame de Sustentabilidade.

Compromissos | O Grupo Promon firmou compromisso com o Pacto Global da ONU, integrando também o Comitê Brasileiro do Pacto; a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, sendo membro mantenedor da Fundação; os Grupos de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE, que é a primeira associação da América do Sul a reunir empresas, institutos e fundações de origem privada ou institutos que praticam investimento social privado; bem como com o Movimento Brasil Competitivo, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população brasileira por meio do aumento da competitividade do país; o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que representa o compromisso de engajar a iniciativa privada na luta contra o trabalho escravo; entre outros.

Responsabilidade social no Grupo Promon:

Programa de Voluntariado Promon | Criado em 2007, o campo de atuação do Programa de Voluntariado Promon é a melhoria da qualidade da educação de crianças e jovens. Os alicerces e norteadores do Programa foram elaborados em um processo de construção coletiva entre empresa, voluntários e entidade sociais parceiras. O resultado desse trabalho coletivo é que, desde sua criação até o ano de 2013, o Programa de Voluntariado Promon promoveu ações voluntárias que envolveram mais de 1.300 voluntários, beneficiando, assim, cerca de 43.000 crianças e adolescentes de dezesseis entidades sociais das cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Barueri.

Referências

Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "portog" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "tnp" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "epoca" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "puc" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "exameacionista" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "estadao" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "tropico" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "computerworld" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "promonengenharia" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "bnamericas" definida em <references> não é utilizada no texto acima.
Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "exame_reest" definida em <references> não é utilizada no texto acima.

Erro de citação: O elemento <ref> definido em <references> tem o atributo de grupo "", que não aparece no texto anterior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]