Pseudocheirus peregrinus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPseudocheirus peregrinus
Pseudocheirus peregrinus-Cayley.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Pseudocheiridae
Subfamília: Pseudocheirinae
Género: Pseudocheirus
Ogilby, 1837
Espécie: P. peregrinus
Nome binomial
Pseudocheirus peregrinus
(Boddaert, 1785)
Distribuição geográfica
Distribuição do Pseudocheirus peregrinus, as áreas azuis representam sua localização natural, e as áreas vermelhas representam sua localização introduzida na natureza
Distribuição do Pseudocheirus peregrinus, as áreas azuis representam sua localização natural, e as áreas vermelhas representam sua localização introduzida na natureza
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pseudocheirus peregrinus

Pseudocheirus peregrinus (do grego para "falsa mão" e do latim para "peregrino") é um marsupial da Austrália. É um herbívoro de hábitos nocturnos, que pesa entre 550 e 1100 g. Possui uma pelagem de coloração cinzenta, com manchas brancas posteriores aos olhos. O abdómen é normalmente de cor creme.

Possui uma cauda preênsil, com a ponta de cor branca que abrange 25% do tamanho da cauda. As patas traseiras apresentam sindactilia, que ajuda o animal a trepar.

Alimenta-se de uma variedade de folhas de plantas, quer nativas, quer introduzidas. Também se alimenta de flores e de frutos. Este animal exibe um comportamento de coprofagia: quando descansa no ninho, alimenta-se de um tipo especial de fezes que são produzidas durante o dia. Este comportamento é similar ao apresentado pelos coelhos.

Um exemplar em cima de uma vedação, próximo de Melbourne, na Austrália.
Um exemplar a dormir durante o dia.

Referências

  1. (em inglês) Australasian Marsupial & Monotreme Specialist Group (1996). Pseudocheirus peregrinus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 Maio 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.