Pseudotaxus chienii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaPseudotaxus chienii
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordem: Pinales
Família: Taxaceae
Género: Pseudotaxus
Espécie: P. chienii
Nome binomial
Pseudotaxus chienii
W.C.Cheng

Pseudotaxus chienii, o Teixo-de-baga-branca, é uma espécie da família Taxaceae, a única espécie do género Pseudotaxus, mas estritamente relacionada com os outros teixos do género Taxus. É endémico do sul da China, ocorrendo no norte de Guangdong, norte de Guangxi, Hunan, sudoeste de Jiangxi e sul de Zhejiang.

Tal como outros teixos, é um pequeno arbusto ou árvore, atingindo 2 a 5 metros de altura com casca avermelhada. As folhas são lanceoladas, planas, com 1 a 2.6 cm de comprimento e 2 a 3 mm de espessura, de cor verde escura na face superior, com duas faixas brancas de estomas na face inferior; estão dispostas em espiral ao longo do ramo, com as bases das folhas torcidas, alinhando-se as folhas em duas filas planas em cada lado do ramo. As conspícuas bandas brancas de estomas, em folhas mais duras e rígidas distinguem prontamente esta espécie dos teixos do género Taxus.

É uma planta dióica, com cones masculinos e femininos em árvores diferentes. Os cones femininos são muito semelhantes aos das espécies de Taxus, mas o arilo é branco quando maduro, e não vermelho; medem 5 a 7 mm de comprimento e largura. Os cones masculinos são globosos, com 3 a 4 mm de diâmetro.

É cultivado no sul da China como planta ornamental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]