Guangxi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guangxi
广西壮族自治区 -
China Guangxi.svg
Abreviatura
Capital Nanning
Área 236 700 km²
População (2009) 48 670 000 hab.
Densidade 207 hab/km²
Províncias da República Popular da China Flag of the People's Republic of China.svg

Guangxi, Quancim, Kuangsi ou Kuang-hsi (em chinês tradicional: 廣西壯族自治區; chinês simplificado: 广西壮族自治区; pinyin: Guǎngxī Zhuàng Zú Zìzhì Qū; zhuang:Gvangjsih Bouxcuengh Swcigih) é uma região autônoma Zhuang da República Popular da China, a capital é Nanning.

Tem uma superfície de 237.000 quilômetros quadrados e uma população de 46 milhões de pessoas (2003). Faz fronteira com Yunnan ao oeste, Guizhou ao norte, Hunan ao noroeste, Guangdong ao sudeste e com o Vietname ao sudoeste.

Guangxi passou a formar parte da China unificada no ano de 214 a.C. Sofreu invasões por parte do exército do Vietname nos séculos XI e XV, entretanto foi rapidamente reconquistada pelas tropas chinesas.

No século XIX, se estabeleceu na região do Reino Celestial Taiping, um movimento político formado por camponeses descontentes, fundado por Hong Xiuquan. A rebelião dos camponeses se estendeu por outras regiões e manteve em choque com o exército imperial até 1864.

A qualificação da região autônoma foi concedida, já que a etnia maioritária em Guangxi é a dos Zhuang. Cerca de 90% dos membros desta etnia vivem na região. Esta qualificação permite aos habitantes de dessas regiões não estarem sujeitos a algumas leis chinesas, como a do controle de natalidade e favorece a promoção da língua e da cultura das etnias minoritárias.

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

As principais instituições de ensino de Guangxi são:

  • Universidade de Guangxi
  • Universidade Normale de Guangxi
  • Universidade Médica de Guangxi
  • Universidade de Guilin de Tecnologia Eletrônica

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Guangxi