Purple Heart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Purple Heart
Purpleheart.jpgPurpleh back.jpg
Classificação
País  Estados Unidos
Criação 6 de abril de 1930
Tipo classe única
Descritivo por ferimento ou morte em combate contra inimigos dos Estados Unidos da América[1]
Agraciamento Militares
Condição em uso
Histórico
Primeira concessão 22 de fevereiro de 1932
Hierarquia
Inferior à Estrela de Bronze
Superior à Medalhas de mérito de serviço
Imagem complementar Purple Heart BAR.svg
Barreta

Purple Heart (pt: Coração Púrpura) é uma condecoração militar dos Estados Unidos, outorgada em nome do Presidente a todos os integrantes das Forças Armadas que sejam feridos ou mortos durante o serviço militar, desde 5 de abril de 1917.

A condecoração original, com o nome de Distintivo do Mérito Militar, foi instituída por George Washington, então comandante do exército continental, em 7 de agosto de 1782.[1] Ela foi concedida a apenas a três soldados a Guerra da Independência, caindo em desuso depois de seu término. Apesar de nunca ter sido abolida, a condecoração não foi mais proposta até depois da I Guerra Mundial, quando em 1927 o Congresso recebeu um pedido do comando do exército para revivê-la, mas negou a proposição.

Em janeiro de 1931, o general Douglas MacArthur, então ocupante do cargo de chefe do estado-maior do exército, o mais alto posto da força, confidencialmente encomendou um novo desenho para a medalha, baseado no bicentenário de nascimento de George Washington.

Uma especialista heráldica do exército foi encarregada dos estudos para a criação do novo desenho, baseada nas especificações de MacArthur, do que se tornaria a medalha Purple Heart. Por ordem executiva do Presidente dos Estados Unidos, ela foi instituída em homenagem à memória e as conquistas militares de Washington em 22 de fevereiro de 1932.[1]

Como a concessão da medalha era retroativa a 5 de abril de 1917, o dia anterior ao que os EUA entraram na I Guerra Mundial, o general MacArthur, ferido nesta guerra, foi o primeiro a recebê-la.

Referências

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.