Qeep

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Qeep
Logotipo do Qeep
Desenvolvedor BLUE LION mobile GmbH
Lançamento 2006
Sistema operacional Android, Java
Gênero(s) Rede social para celulares
Licença Freeware
Página oficial www.qeep.net

Qeep é uma rede social para celulares. É uma aplicação de licença livre e foi lançado em beta em 2006. Embora Qeep tenha sido disponibilizado inicialmente apenas para usuários de celulares Java, sua empresa lançou uma versão Android em 2011.

Qeep se pode descarregar gratuitamente nas páginas qeep.mobi ou www.qeep.net. A versão Android de qeep é disponível gratuitamente no Google Play Store (anteriormente conhecido como Android market). Qualquer celular pronto a ligar à Internet que suporte a plataforma Java MIDP 2.0 ou Android 2.1 é compatível com Qeep. Atualmente, o aplicativo funciona em mais de 1,000 vários modelos de celular e é disponível em 6 idiomas: Inglês, Alemão, Espanhol, Português, Francês e Turco.

História[editar | editar código-fonte]

A BLUE LION mobile GmbH, empresa criadora do Qeep, foi fundada no verão de 2006 especificamente para o desenvolvimento e a comercialização do Qeep. Em junho de 2007, BLUE LION recebeu um pacote milionário de financiamento Series-A da Bertelsmann Digital Media Investments para continuar desenvolver e distribuir to further o produto. No pacote foram também reservados fundos para aumentar o número de celulares com que o programa funciona e para poder lançar em outros principais mercados europeus.O apoio de Bertelsmann para o Qeep é um dos seus esforços de competir com gigantes de redes sociais como News Corp’s MySpace.

Em janeiro de 2012, o Qeep tinha mais de 12 milhões de usuários. Em março este número aumentou para 13 milhões com o aumento previsto de 15,000 novos usuários por dia.

Em maio de 2012, Qeep foi premiado com 3º Prémio do Prémio da categoria Emotional Closeness do concurso de desenvolvedores Create for Millions 2012 da Nokia.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Qeep é essencialmente um pacote de software independente de recursos interativos.

QMS[editar | editar código-fonte]

O serviço de mensagens do Qeep é um service de mensagens curtas internas (QMS) para a rede Qeep. O conteúdo da mensagem é comprimido por um sistema de servidor proxy e trocados via GPRS ou UMTS dentro do aplicativo móvel. Isso reduz significativamente o custo de envoi de mensagens, essencialmente deixando a taxa de transferência de acompanhamento de dados como o único custo restante. No entanto, com exceção dos convites enviados aos novos membros, QMS não podem ser enviados para celulares fora da rede Qeep, nem podem ser lidas essas mensagens fora do programa Qeep.

Fotoblog[editar | editar código-fonte]

Enquanto Qeep não oferece qualquer tipo de software de fotografia digital por si só, ele permite telephones celulares com camera tirar e armazenar imagens no banco de dados do Qeep. Estas fotos são organizadas em fotoblogs do usuário individual, que são preservadas no banco de dados ao invés de no celular em si. Assim o usuário pode compartilhar suas aventuras diárias no seu fotoblog que é conectado com seu perfil do Qeep em vez de compartilhar as fotos individualmente com serviços de mensagens caras.

Isto simultaneamente oferece ao usuário espaço de armazenamento quase ilimitado e, ao mesmo tempo, limitar o acesso a fotos dentro do programa Qeep. Assim, o sistema de fotoblog do Qeep opera ao longo de um modelo semelhante ao das redes de compartilhamento de fotos online.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2009, o pacote de aplicativos do Qeep incluiu cinco jogos online com base em turnos. Todos os jogos no Qeep podem ser jogados sozinho ou em tempo real contra outro usuário do Qeep. “Battleships”, o primeiro jogo lançado no Qeep, é baseado no jogo clássico de nome similar (jogo de batalha naval), enquanto “Quadrix” é um equivalente de Connect Four (conectar quatro peças). A versão especializada do “Tic-Tac-Toe” (Jogo da velha) foi introduzida em outubro de 2008. Em março de 2009, Qeep lançou ”Crazy 8's”, um jogo de cartas estratégico, como o seu quarto jogo. FlipChip, um equivalente do jogo de tabuleiro Reversi é o quinto jogo do Qeep e foi lançado em dezembro de 2009.

Em janeiro de 2011, o Qeep lançou seu primeiro jogo social “Friend Zoo” em que usuários podem vender e comprar outros usuários e fazer-os seu animal de estimação. No final de 2011, a aventura de vampiro “Darkville” foi introduzida à lista de jogos diversos do qeep. Neste jogo, os usuários se transformam em um vampiro jovem competindo com seus oponentes em várias missões e tarefas para melhorar suas competências e ganhar poder e glória.

Em maio de 2012, três novos jogos foram introduzidos ao portfolio Android dos jogos móveis do Qeep: Online Racer (jogo de corrida), Gangs of Crime City (jogo de luta) and Jewels Island (jogo de diamantes). Os três novos jogos foram desenvolvidos pela empresa de entretenimento móvel Softgames baseada em Berlim, que tornou-se o primeiro parceiro de jogos do Qeep, conseguindo um público de mais de 13 milhões de usuários registrados mundial. BLUE LION mobile trabalha com parceiros seleccionados no sentido de incorporar jogos da mais elevada qualidade possível em Qeep. Numa fase posterior, o API social do Qeep estará disponível para todas as partes interessadas como interface aberta criando uma variedade mais ampla de serviços de Qeep.

Toques[editar | editar código-fonte]

Toques (ataques de som) são arquivos de áudio MP3 embutidos na rede Qeep. Usuários enviam mensagens para celulares um do outro, ativando o som ou toque apropriado no aparelho do destinatário. O arquivo de som é então jogando no celular do destinatário automaticamente. Uma vez que alguns destes toques e sons são feitos para ser humor, vulgar ou inapropriados, estes sons e toques não provocados são essencialmente um “ataque” no telefone do destinatário.

Listagens adicionais também foram incluídos para ocasiões especiais, como a época do Natal.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]