Quadribol trouxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Quadribol
Outros nomes Quidditch (Portugal)
Autoridade máxima International Quidditch Association
Ano de criação 2005
Origem Middlebury, Vermont, EUA
Participantes 7 titulares, 21 no total
Duração Até o pomo de ouro ser capturado (20 minutos em média)
Pontuação 10 pontos por gol marcado e 30 pontos por pegar o pomo de ouro
Equipamento Vassouras, 1 bola de vôlei, 3 bolas de queimada, 1 bola de tênis

O Quadribol trouxa é um desporto coletivo jogado entre dois times de 7 jogadores cada um, sem distinção de gênero. Foi criado em 2005 no Middlebury College, em Middlebury, Vermont, EUA. Desde então, ele cresceu e desenvolveu-se, passando por diversas alterações e adaptações nas regras de jogo[1] , estando atualmente na sétima versão das regras, publicada pela Associação Internacional de Quadribol[2] , já existindo uma versão resumida das regras em português[3] . É baseado no Quadribol (Quidditch em Portugal), esporte fictício criado por J. K. Rowling na série de livros Harry Potter.

Regras[editar | editar código-fonte]

Como na versão fictícia, são 7 jogadores em cada time: 3 artilheiros, 2 batedores, 1 goleiro e 1 apanhador. A adaptação foi feita para, obviamente, jogar-se no chão, em um campo semelhante a um campo de hóquei. São colocados 3 anéis em cada lado do campo. Todos os jogadores devem carregar uma vassoura entre suas pernas o tempo inteiro, sem tocar o chão. Uma bola de voleibol é usada como a goles (quaffle) e duas bolas de queimada servem como balaços (bludgers). O pomo de ouro (golden snitch) é uma bola de tênis amarrada e carregada por uma pessoa considerada neutra, o "snitch runner". Após o início da partida, o "snitch runner" é livre para correr além do campo, tendo que ser perseguido pelos apanhadores. É pré-determinado um tempo para que o "snitch runner" tenha que voltar ao campo, mesmo sem ter sido pego.[4]

Quadribol trouxa

Posições[editar | editar código-fonte]

Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).

  • Artilheiros (chasers): são os responsáveis por passar a goles e objetivam jogá-la dentro de um dos 3 aros adversários, marcando 10 pontos em cada gol. Sçao 3 jogadores em cada time. Quando um balaço (bludger) atingir o artilheiro com a goles, este deve largá-la e voltar para a própria área antes de voltar à partida, simulando um tempo de recuperação.únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.Os Artilheiros, devem movimentar a goles pelo campo e tentar marcar pontos arremessando-a por entre os aros.
  • Batedor (beaters): são dois em cada time. Seu objetivo é arremessar balaços (bludgers) nos adversários e evitar que seus companheiros sejam atingidos.
  • Goleiro (keeper): tem função semelhante ao goleiro no futebol, devem evitar que os artilheiros adversários marquem gols. Quando ele está dentro da própria área, ele é invulnerável aos balaços (bludgers) . Quando está fora da área, funciona como um 4º artilheiro.
  • Apanhador (seeker): A função do apanhador (seeker) é capturar o pomo de ouro, que é uma bola de tênis presa a um "snitch runner", que pode sair do campo. Sendo assim, os apanhadores estão aptos a sair de campo e voltar quando capturaram o pomo.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

O jogo ocorre em um campo ovalado, com 3 aros em cada do campo. Cada jogador mantém uma vassoura entre suas pernas. Existem três diferentes bolas em jogo: a goles, os balaços e o pomo de ouro.

A vassoura[editar | editar código-fonte]

Nimbus 2001.jpg

Ela é a peça mais icônica do quadribol. A utilização dela é a regra fundamental, que diferencia o esporte de todos os outros. O jogador precisa estar montado nela o tempo inteiro, a não ser quando ele for atingido por um balaço, quando ele deve desmontar, voltar para seus aros e remontá-la. E "estar montado" significa mantê-la entre as pernas e não deixar que a mesma toque o chão, nem utilizar qualquer equipamento que a prenda ao corpo. Ela pode ser suspensa pelas coxas, mãos ou ambos.

Os aros[editar | editar código-fonte]

Três aros são colocados em cada lado, a diferentes alturas (nas regrass oficiais: 1, 1,5 e 2 jardas, ou 0,91m, 1,37m e 1,83m[5] ), com uma distância de 2 vassouras (2,34 m). Jogadores pontuam 10 pontos quando arremessam a goles entre qualquer um dos aros. Além disso, quando um jogador "cai da vassoura", atingido por um balaço ou soltando-a por qualquer motivo, este deve voltar até seus aros e tocar um deles antes de retornar à partida.

Goles na versão fictícia.

A goles[editar | editar código-fonte]

A goles (quaffle) é uma bola de voleibol, geralmente mais murcha que o habitual para aquele esporte, que é controlada pelos artilheiros e goleiros, e somente por eles. Ela é a bola usada para pontuar durante o jogo. Pontua-se 10 pontos quando a mesma passa por qualquer um dos aros.

O balaço[editar | editar código-fonte]

O balaço (bludger) é uma bola de queimada usada pelos batedores. Existem 3 balaços em jogo (diferentemente da versão fictícia, quando são 2), para que nenhuma equipe tenha monopólio dos mesmos durante o jogo. Eles são usados para acertar qualquer outro jogador no campo. Quando um jogador é atingido por um, ele deve desmontar da vassoura, soltar quaisquer bolas que estiver segurando, voltar até os aros de sua equipe, tocar em um deles, remontar na vassoura e voltar à partida, simulando um tempo de recuperação (no inglês, knockout effect). Não existe "fogo amigo", então balaços lançados por batedores não acertam membros da própria equipe.

Pomo de ouro na versão fictícia.

O pomo de ouro[editar | editar código-fonte]

O pomo de ouro (snitch) é, tipicamente, uma meia dourada com uma bola de tênis colocada dentro da mesma. A meia é então presa, como uma cauda, à parte de trás do calção de uma pessoa, o snitch runner. Este é neutro no jogo, como o árbitro, e deve fazer o possível apra que nenhum dos apanhadores consigam retirar a bola dele. Apenas apanhadores podem tocá-lo, e estes devem tentar pegar a bola sem força excessiva contra o snitch runner. O jogo acaba quando o pomo é pego por um dos apanhadores, que ganha 30 pontos (diferentemente da versão fictícia, quando são 150) para sua equipe.

International Quidditch Association[editar | editar código-fonte]

A International Quidditch Association (IQA) é a principal associação do esporte. Ela foi fundada como Intercollegiate Quidditch Association em 2007, após a primeira partida entre universidades[6] . A entidade mudou de nome em 2010. Atualmente, congrega mais de 1000 times, de 13 países, principalmente EUA e Canadá[7] . A IQA auxilia na organização de times e torneios, inclusive com a realização de uma copa do mundo.

International Quidditch Association World Cup[editar | editar código-fonte]

A primeira edição, ainda como Intercollegiate Quidditch World Cup, ocorreu em 2007, sediada na Middlebury College, em Vermont, tendo apenas duas equipes competindo: Middlebury e Vassar College, de Poughkeepsie, Nova Iorque (estado)[8] . O evento de 2013 ocorreu em Kissimmee, Flórida. É um evento de dois dias, possuindo, além dos jogos de quadribol, atividades musicais (como Harry and the Potters e outras estrelas do Wizard rock) e culturais. É um grande evento de divulgação do esporte.

Em 2014, ocorrerá a 7ª edição do evento, nos dias 5 e 6 de abril, North Myrtle Beach, na Carolina do Sul [9] .

Campeões IQA World Cup[editar | editar código-fonte]

2007: Middlebury College
2008: Middlebury College
2009: Middlebury College
2010: Middlebury College
2011: Middlebury College
2013: Universidade do Texas em Austin [10]
2014: Universidade do Texas em Austin [11]
  • Não houve a Copa do Mundo em 2012, pois o evento de 2011 ocorreu no final do ano e a temporada 2012-2013 acabou apenas em abril de 2013, quando ocorreu a IQA World Cup 2013.

Influências[editar | editar código-fonte]

O quadribol trouxa tem suas raízes no esporte fictício de Harry Potter, possuindo elementos adaptados do rugby, flag football, queimada, lacrosse e basquetebol.[12]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Get the Rules | International Quidditch Association. Página visitada em 08 de setembro de 2013.
  2. International Quidditch Association Rulebook (PDF). Página visitada em 08 de setembro de 2013.
  3. Goergen, Diego Inácio (16 de setembro de 2013). Quadribol no mundo dos trouxas (em português). Página visitada em 19 de setembro de 2013.
  4. Get the Rules | International Quidditch Association. Página visitada em 08 de setembro de 2013.
  5. Manual de Regras do Quadribol (em português) (setembro de 2013). Página visitada em 19 de setembro de 2013.
  6. Wilson, Craig (26 de novembro de 2007). Collegiate Quidditch takes off figuratively, at least. Página visitada em 08 de setembro de 2013.
  7. Wells, Carrie (12 de novembro de 2010). They've got a Quidditch itch at Ringling College. Página visitada em 08 de setembro de 2013.
  8. Middlebury College Hosts Quidditch World Cup (26 de outubro de 2009). Página visitada em 13 de outubro de 2013.
  9. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 13 de outubro de 2013.
  10. WCVI Finals (17 de abril de 2013). Página visitada em 13 de outubro de 2013.
  11. Texas Two Step: University of Texas Repeats As World Cup Champions (06 de abril de 2014). Página visitada em 06 de abril de 2014.
  12. Goodale, Gloria (17 de novembro de 2010). 'Harry Potter' real-world appeal: quidditch leagues and rock cake recipes. Christian Science Monitor. Página visitada em 19 de setembro de 2013.