Quati-de-nariz-branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaNasua narica
Nasua narica na Costa Rica

Nasua narica na Costa Rica
Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Género: Nasua
Espécie: N. narica
Nome binomial
Nasua narica
(Lineu, 1766)

Nasua narica é umas das três espécies de quati, procionídeos parentes próximos ao guaxinim.

Aparência[editar | editar código-fonte]

As características principais do Nasua narica são seu nariz comprido e achatado, com um anel branco e sua cauda longa, de cor homogênea. Sua pelagem é geralmente castanha, marrom ou amarelada. Apresenta uma máscara clara nos olhos, focinho e queixo. A garganta é cinza-clara. Mede de 110 a 120 centímetros, dos quais metade é a cauda. Seu peso varia de cinco a nove quilogramas.

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

O Nasua narica é exclusivo da América, sendo encontrados desde o estado do Arizona, nos Estados Unidos, até o Panamá. Vivem em bosques úmidos e em áreas florestadas.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Se alimentam preferencialmente de frutas e insetos, mas podem, ocasionalmente, comer pequenos vertebrados como ratos, lagartos e rãs.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Durante a época do acasalamento, um único macho se aproxima do bando de fêmeas e copula com todas. A gestação dura onze semanas e de dois a sete filhotes são paridos em um ninho em uma árvore. Após algumas semanas, mãe e filhotes passam a conviver novamente com o bando. Ao atingir dois anos de idade, os machos se desgarram, passando a viver solitários.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

O bando de Nasua narica chega a até vinte membros, constituídos somente por fêmeas e jovens machos. Os animais são extremamente sociais, cuidando mutuamente de sua higiene. A espécie tem hábitos diurnos na vida selvagem, mas, em lugares urbanizados, passa a ter hábitos noturnos e a se alimentar de lixo doméstico.