Quentão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Quentão é uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. É relacionada às noites frias do período em que ocorrem estas festas. Consiste em uma mistura aquecida de vinho, gengibre, açúcar e especiarias como cravo e canela. Segundo o folclorista Amadeu Amaral, em O dialeto caipira, é uma palavra de origem caipira.Nas regiões sudeste e nordeste do Brasil o quentão é feito com cachaça ao invés do vinho, devido às grandes produções canavieiras dessas regiões e maior dificuldade de acesso ao vinho, largamente produzido no sul brasileiro, onde se evaporava o álcool da bebida para ser consumido também por crianças, para uma bebida de consumo adulto durante a comemoração das festas juninas. Na região norte do Brasil é cada vez mais freqüente no Natal.

Outra bebida popular, tipica também da comida caipira e quase uma variação do quentão é o chamado vinho quente nas regiões Sudeste e principalmente interior de São Paulo.

Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.