Quilperico II da Borgonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quilperico II da Borgonha
Nascimento 450
Desconhecido
Morte 486
Desconhecido
Progenitores
Filho(a)(s) Clotilde da Borgonha, Chroma
Irmão(ã)(s) Godomar, Godegisel, Gundebaldo
Ocupação soberano

Quilperico II (c. 450493) foi rei da Borgonha de 473 até sua morte, em 493, e antes da morte de seu pai, em 463, ambos dividiram o reinado. Começou seu reinado só em 473 após a divisão da Borgonha com seus irmãos Godegisel, Godomar, e Gundebaldo. Reinou da Valença e seus irmãos reinaram respectivamente de Genebra, Viena e Lião. Todos eram filhos de Gondioco.

Na década de 470, Quilperico foi forçado a se submeter à autoridade do Império Romano pelo mestre dos soldados Ecdício Ávito. Em 475 provavelmente acobertou um Ecdício exilado após os Visigodos tomarem a província de Auvérnia.

Após seu irmão Gundebaldo ter usurpado seu irmão Godomar em 486, voltou-se a Quilperico. Em 493 Gundebaldo assassinou Quilperico e afogou sua esposa, e então exilou suas duas filhas, Croma, que tornou-se freira e Clotilde, que fugiu junto com o tio Godegisel. Quando os rei franco Clóvis I pediu a mão de Clotilde em casamento, Gundebaldo não pode recusar. Clóvis e Godegisel se aliaram contra Gundebaldo em uma guerra civil longa e sangrenta.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]