Quimiometria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Quimiometria é a aplicação de métodos estatísticos ou matemáticos em dados de origem química. A Sociedade Internacional de Quimiometria (International Chemometrics Society - ICS) propõe a seguinte definição:

Quimiometria é a ciência relacionada a medidas realizadas em um sistema ou processo químico, obtendo informações sobre o estado do sistema através da aplicação de métodos matemáticos ou estatísticos.

A pesquisa na área de Quimiometria abrange o desenvolvimento e aplicação de diferentes métodos em dados de origem química. Métodos estatísticos ou matemáticos como KNN, SINCA, PCA (Principal Component Analysis[1]), PCR (Principal Component Regression), PLS (Partial Least Squares[2]), PARAFAC (Parallel Factor Analysis), NPLS (N-way Partial Least Squares) e redes neurais são os mais utilizados métodos em quimiometria. De forma geral, estes métodos ou algoritmos são utilizados em técnicas de otimização, planejamento, calibração multivariada, análise exploratória, processamento de sinais, imagens e QSAR (Quantitative structure-activity relationship).

Muitas destes métodos estatísticos ou matemáticos também são utilizados por outras grande áreas da ciência, tais como a biologia, medicina, etc, e apresentando o mesmo sufixo 'metria', como a biometria, etc.