Rafael Zabaleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rafael Zabaleta
Rafael Zabaleta
Busto de Rafael Zabaleta em Quesada.
Nome completo Rafael Zabaleta Fuentes
Nascimento 6 de novembro de 1907
Quesada, Espanha
Morte 24 de junho de 1960
Quesada, Espanha
Nacionalidade Espanhol
Área Pintor
Movimento(s) Expressionismo

Rafael Zabaleta Fuentes (Quesada, Jaén, 6 de novembro de 1907— Quesada, 24 de junho de 1960) foi um pintor espanhol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu numa família abastada. Em 1925 viajou a Madrid para cursar estudos na Escola Superior de Belas-Artes de São Fernando. Dois anos depois é nomeado Delegado do Tesouro Artístico Nacional.

Ao terminar a Guerra Civil Espanhola foi denunciado e passou brevemente pelo campo de concentração de Higuera de Calatrava e pelo cárcere de Jaén.[1] Neste período confiscaram-lhe uma séries de desenhos sobre a Guerra Civil que começara 3 anos antes.

Nas suas viagens a Paris conheceu a Picasso e a pintores espanhóis relevantes da época. Em 1951 a sua cidade natal concede-lhe o título de Filho Predileto. Em 1960 apresentou no pavilhão espanhol da XXX Bienal de Veneza uma série de 16 óleos e 10 desenhos, que seria a sua exposição mais importante.

Faleceu por uma hemorragia cerebral, após ter sobrevivido a um ataque do coração.

Estilo pictórico[editar | editar código-fonte]

O seu estilo varia do expressionismo sombrio na sua primeira época, até o expressionismo rutilante levado até um pós-cubismo com influências picassianas, a partir de 1950 e que lhe confere a sua identidade.

A coleção mais importante das suas obras encontra-se no Museu Zabaleta, da sua cidade natal. Atualmente alguns dos seus quadros são expostos em prestigiosos museus do mundo (Buenos Aires, New Iorque, Tókio,...).

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Rafael Zabaleta».

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]