Ramírez (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

r

Nota: Este artigo trata do sobrenome Ramírez. Para a freguesia portuguesa, consulte Ramires. Para outros casos, ver Ramírez (desambiguação).

Ramírez é um sobenome de origem patronímica (patriarcal) derivado do nome Ramiro. Em castelhano, o sobrenome significa "filho de Ramiro". Apesar de sua origem Ibérica, o sobrenome se disseminou pelo continente Americano e outras partes do mundo com ondas de migração.

O sufixo -ez é de origem germânica, visigótica e é uma forma de identificar parentesco paterno. Tanto na Espanha visigótica quanto em outras culturas germânicas, era comum formar um sobrenome de um indivíduo a partir do primeiro nome do pai com os sufixos patronímicos -az, -ez, -iz ou -oz. Dessa maneira surgiram sobrenomes paternais como Álvarez (filho de Álvaro), Rodríguez, entre outros.

A forma portuguesa do sobrenome é Ramires.

Existem relatos de que a Família Ramirez também é refugiada da Revolução Espanhola e que, com a ascensão ao poder do General Franco, em meados dos anos 60 do século XX, vindo para o Brasil e se instalando no Rio de Janeiro, parte em Pindamonhangaba e Taubaté, ambas no Estado de São Paulo.

Origem[editar | editar código-fonte]

As primeiras referências ao sobrenome Ramírez conhecidas em castelhano datam do século VIII: os escritos oficiais eram realizados em Latim em toda a Europa. Francisco Piferrer em seu nobiliário dos reinos e senhorios da Espanha atesta que Garcia Ramírez de Madrid que viveu no século VII pode ter sido o pai de família da linhagem madrilenha dos Ramírez.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Existem várias teorias sobre a origem do sobrenome Ramírez, porém a maioria dos genealogistas concorda que sua origem primordial se deve ao povo visigodo, na conquista de parte da Europa. Uma das teorias relaciona a origem do sobrenome ao nome Ramón, que em língua germânica significa aviso ou protetor, proveniente de Reginmund.

A teoria mais aceita, porém, é a que associa a origem ao nome Ramiro, ou Ramirus na forma latinizada da linguagem visigótica.

Indivíduos[editar | editar código-fonte]

Algumas pessoas famosas com o sobrenome Ramírez: (ver Ramírez (desambiguação))

  • César Ramírez, jogador paraguaio de futebol.
  • Ilich Ramírez Sánchez, também conhecido como Carlos, o Chacal, terrorista venezuelano.
  • Manny Ramírez, jogador dominicano de beisebol.
  • Norberto Ramírez, político nicaraguense.
  • Sérgio Ramirez, ex-jogador e técnico uruguaio.
  • Ventura Ramirez, cantor, compositor e violinista brasileiro.
  • Ulisses Benedito Ramirez, Cirurgiâo Dentista, Escritor, Cronista e Contista. Na área da Odontologia é especilaista em Deficientes. Teólogo e pós graduado em Marilogia.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.