Recreio Desportivo de Águeda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Recreio Desportivo de Águeda é um clube desportivo português, localizado na cidade de Águeda, distrito de Aveiro, que utiliza o Estádio Municipal de Águeda.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 10 de Abril de 1924 e atualmente é principalmente vocacionado para o Futebol.

Ao longo da sua história, o Recreio Desportivo de Águeda, teve uma presença na atual Liga Zon Sagres, outra na atual Liga 2 Cabovisão, 19 no atual Campeonato Nacional de Seniores e 18 na extinta III Divisão.

O clube teve dois casos marcantes a nível disciplinar, um que impediu a sua promoção à atual Liga Zon Sagres, conhecido como o caso "Gerúsio"[1] e outro que ditou a despromoção aos campeonatos da AF de Aveiro, apesar de ter assegurado a manutenção em campo[2] .

A formação do RDA, ao longo dos anos produziu jogadores que se transferiram para as equipas da formação de grandes clubes em Portugal, nomeadamente Diogo Galhano[3] para o Boavista, Miguel Mota para o Belenenses, Zé Miguel para a União de Leiria, Stéphane Oliveira[4] , David Emanuel[5] , Ricardo Pinto[6] e Gustavo Miranda[7] para o FC Porto, Vidal, Albano Soares e Fábio Cardoso[8] para o Benfica, bem como Zé Nuno Amaro que atuou no SC Braga.

O clube foi também treinado em tempos pelos conhecidos treinadores José Maria Pedroto[9] e Mário Wilson.

Em 2010, estabeleceu um acordo com a Proline Soccer Academy, que possibilitou a transferência de dois jogadores internacionais pela seleção do Uganda[10] , Alex Kakuba[11] e Simon Mbaziira[12] .

Noutros tempos, o clube também dinamizou e destacou-se na Canoagem, no Atletismo e no Ciclismo, onde disputou a Volta a Portugal em Bicicleta de 1964[13] .

Atualmente o clube é gerido por uma Comissão Administrativa[14] e tem as suas dívidas liquidadas com o Estado[15] .

Palmarés[16] [editar | editar código-fonte]

Pessoas notáveis[editar | editar código-fonte]

Luís Castro[36]

Hernâni

Sucena[37]

Augusto Semedo

Ligações[editar | editar código-fonte]


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página