Reduto do Macapá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reduto do Macapá
Construção D. João V (1738)
Aberto ao público Não

O Reduto do Macapá localizava-se numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no estado do Amapá, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Diante da ruína do Forte de Santo Antônio do Macapá, devido à passagem dos anos e aos rigores do clima equatorial, o Governador e Capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, João de Abreu Castelo Branco, a 5 de outubro de 1738, em exposição endereçada ao rei D. João V (1705-1750), informou-o das precárias condições de conservação desta praça, alertando-o para a necessidade de uma nova edificação. Nesse mesmo ano fez instalar no Macapá um pequeno destacamento, erguendo um Reduto (BARRETTO, 1958:54), certamente de faxina e terra.

Desse modo, a Carta-régia de 9 de fevereiro de 1740 determinou, de acordo com a Resolução do Conselho Ultramarino de 6 de setembro de 1739, que fosse erguido um novo forte de faxina e terra, "com boa paliçada, dobra e larguez", capaz de recolher os moradores e toda a guarnição, anexando-lhe a planta (Planta da Fortaleza de Macapá na margem do rio Amazonas, c. 1739. Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa) (IRIA, 1966:47).

Essa planta, de autoria do aluno da Academia Militar, Manoel Luís Alves, sob a orientação de seu mestre, o Sargento-mor de Batalha e Engenheiro-mor do Reino, Manoel de Azevedo Fortes (BARRETTO, 1958:54), mostra uma fortificação de regulares proporções e vistoso desenho, que não saiu do papel por escassez de recursos.

O destacamento estacionado no Macapá continuou sem maiores recursos que não os da construção de pequenos quartéis, que ainda se encontravam de pé em 1749, segundo informação do Mestre-de-Campo e Capitão-mor das Ordenanças de Belém, José Miguel Aires, protegidos por um Reduto erguido em 1738, artilhado com duas peças de calibre 4, montadas. Esse Reduto, a 2½ léguas (Norte?) do Forte de Santo Antônio (1688), foi substituído por um forte de faxina (Forte do Macapá, 1761), e definitivamente, a partir de 1764, pela Fortaleza de São José do Macapá.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ADONIAS, Isa. A Cartografia da Região Amazônica. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Pesquisas; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 1963. il. mapas.
  • ADONIAS, Isa. Alguns Mapas Antigos e Planos de Fortes relativos à Região Amazónica existentes em Arquivos do Brasil. Actas do Congresso Internacional de História dos Descobrimentos, Vol. II, Lisboa, 1961, p. 1-50.
  • ALCÂNTARA, Dora Monteiro e Silva. Fortaleza de São José do Macapá. Rio de Janeiro: H. J. Cole, 1979. 24 p. il.
  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368p.
  • FIGUEIREDO, Marta Maria. Fortaleza de São José de Macapá, 1782, Histórico. Macapá: Governo do Território Federal do Amapá, Coordenadoria de Indústria e Comércio, Departamento de Turismo, s.d.
  • FONTANA, Ricardo. As obras dos engenheiros militares Galluzzi e Sambuceti e do arquiteto Landi no Brasil colonial do séc. XVIII. Brasília: Senado Federal, 2005. 102 p. il. fotos.
  • LOBO, Luiz. História Militar do Pará. Rio de Janeiro: Biblioteca Militar, 1943.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • IRIA, Alberto. IV Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros - Inventário geral da Cartografia Brasileira existente no Arquivo Histórico Ultramarino (Elementos para a publicação da Brasilae Monumenta Cartographica). Separata da Studia. Lisboa: nº 17, abr/1966. 116 p.
  • REIS, Arthur Cézar Ferreira. Território do Amapá - Perfil Histórico. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1949. 184 p. il.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.
  • s.a. Histórico da Fortaleza de São José de Macapá. Macapá: Imprensa Oficial, 1954.
  • VIANNA, Arthur. As Fortificações da Amazônia. Separata dos Annaes da Biblioteca e Archivo Público do Pará (tomos IV e V). s.l.: s.e., s.d.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]