Reginaldo Sant'Anna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Reginaldo Lemos de Sant'Anna
Nome completo Reginaldo Lemos de Sant'Anna
Nascimento
Salvador, BA  Brasil
Morte 1999
Rio de Janeiro, RJ  Brasil
Cônjuge Lêda Maldonado Sant'Anna
Ocupação economista e tradutor
Principais trabalhos O Capital de Karl Marx

Reginaldo Lemos de Sant'Anna foi um economista e intelectual brasileiro, que destacou-se por traduções técnicas de alta complexidade, tal como a do O Capital de Karl Marx.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sant'Anna nasceu na Bahia, mas ainda muito jovem mudou-se para o Rio de Janeiro, a fim de concluir seus estudos. Formou-se em Economia, seguindo carreira no Ministério da Fazenda, onde trabalhou por toda vida, paralelamente às traduções técnicas de textos de economia do inglês, do francês, do alemão, e até do russo, para o português. A tradução de O Capital foi feita sobre o original em alemão.[1] Sua primeira edição foi às livrarias nos anos 1960, pela editora Civilização Brasileira, sendo posteriormente reeditada por outros selos [2]. A tradução de Sant'Anna foi a primeira em língua portuguesa a abranger a íntegra dos três livros que compõem a obra de Marx, e incluiu também a tradução dos volumes relativos ao assim chamado Livro IV ou As Teorias da Mais-Valia.

Casou-se com Lêda Corrêa Maldonado, não deixando, entretanto, geração de seu casamento. Sant'Anna faleceu no Rio de Janeiro, em 1999.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Capital

Referências