Resgate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Salvamento. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde julho de 2013)
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Busca e Salvamento (SAR). Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde julho de 2013)
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Resgate em ambiente vertical realizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

A palavra resgate refere-se, em uma operação militar ou mesmo civil, à recuperação de um prisioneiro, refém ou vítima. Pode-se referir também ao salvamento de pessoa, animal ou bem sob qualquer tipo de ameaça. O resgate pode ser classificado resumidamente da seguinte forma: resgate aquático, aéreo, terrestre e local confinado.

APH (Atendimento Pré Hospitalar)[editar | editar código-fonte]

Um médico dirige-se, sozinho ou acompanhado de uma equipe, para atender um quadro que fora reportado a ele, e que geralmente pode ser resolvido no local (Extra Hospitalar).

SPH (Socorro Pré Hospitalar)[editar | editar código-fonte]

Uma equipe se desloca para prestar um socorro de maior complexidade, em áreas distintas.

Socorro doméstico[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas em uma residência, local de trabalho, escola ou similares.

Socorro de asfalto[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas em vias públicas como ruas, avenidas, rodovias, estradas ou calçadas. (Geralmente acidentes automobilísticos).

Socorro aéreo[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas e que se faz necessário um transporte aéreo como avião ou helicóptero.

Socorro aquático[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas e que englobe a atuação em praias, mar aberto, cachoeiras ou cascatas, lagos, rios, piscinas ou similares.

Socorro em área de difícil acesso[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas, realizado por equipes altamente treinada em Salvamento e Resgate, e dá-se geralmente em montanhas, florestas fechadas, ruínas ou em locais de perigo iminente como incêndios ou locais de pronto desabamento.

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Resgate
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.