Rio Germama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Rio Germama', também denominado Kasam,' é um curso de água da Etiópia e um afluente do Rio Awash. O seu nome Germama provém do amárico que significa "brincando", "impetuoso", ou "brincalhão". 1

O Germama não tem uma curso navegável, e flui com um grande volume durante a estação chuvosa. Nasce a oeste da Kese Koremash, fluindo para leste, até ao Rio Awash, o seu curso delimita vários quilómetros na fronteira a norte do Parque Nacional de Awash.

Nas planícies do Germama superior encontra-se a região histórica do Reino Shewa no distrito de Bulga. 2 O curso inferior define o limite norte do distrito de Shewan Menjar.

O Ministério dos Recursos Hídricos Etíope iniciou a construção de uma barragem no Germama em 2005, o que ajudaria a irrigar áreas ao longo de ambos os lados do rio, e no Dofen e Montanhas Kebena. 3 Em dezembro de 2008, um porta-voz do Ministério anunciou que o projeto estava 98% completo.4

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Etiópia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.