Rio Pó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Percurso do rio Pó
Comprimento 652 km
Nascente Monviso (Alpes).
Altitude da nascente 2.022 m
Débito médio 1.540 m³/s
Foz Mar Adriático.[1] [2] [3]
Área da bacia 71.000 km²
País(es)  Itália

O Rio Pó (Padus em latim) percorre uma extensão de 652 quilómetros de Ocidente para Oriente, ao longo do Norte da Itália (Piemonte , Lombardia e Vêneto), até desaguar no Mar Adriático, perto de Veneza.[1] [2] [3]

É o maior rio italiano, passando por muitas cidades importantes, incluindo Turim, e ainda nas proximidades de Milão – nesta última cidade o rio penetra em uma rede de canais chamados navigli. Perto do fim do seu curso, o rio dá lugar a um grande delta, com centenas de pequenos canais e cinco cursos fluviais principais, chamados Po di Maestra, Po della Pila, Po e Gália Transpadana (a Norte do Pó); em italiano, o vale é chamado de Pianura Padana, e é tão bem irrigado pelo rio que se tornou a principal área industrial do país. A sua importância é tal que está sujeito ao controlo de um magistrado especial, o Magistrato delle Acque.

Rio Pó na região de Turim.[1] [2] [3]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências