Rufus W. Cobb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rufus Willis Cobb
Rufus W. Cobb
Rufus Willis Cobb
25° Governador do Alabama
Período 28 de novembro de 1878
a 1 de dezembro de 1882
Antecessor(a) George S. Houston
Sucessor(a) Edward A. O'Neal
Membro do Senado do Alabama
Período 1872
1876
Dados pessoais
Nascimento 25 de fevereiro de 1829
Ashville, Alabama
Morte 26 de novembro de 1913 (84 anos)
Birmingham, Alabama
Partido Democrata

Rufus Willis Cobb (25 de Fevereiro de 1829 – 26 de Novembro de 1913) foi um político americano filiado ao Partido Democrata que foi o 25° Governador do Alabama de 1878 até 1882. É a única pessoa a exercer como Governador do Alabama e Grão-Mestre da Grande Loja do Alabama ao mesmo tempo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rufus Wills Cobb nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1829 em Ashville, Condado de St. Clair, Alabama. Os descendentes de Cobb vieram para os EUA da Inglaterra e do País de Gales, estabelecendo-se primeiro na Virgínia na era colonial e mudando para o que tornaria-se o estado do Alabama no início do século XIX.[1] Era filho de John W. e Catherine (Stevens) Leak Cobb, que moravam em uma fazenda, Cobb Springs, em Ashville. Cobb estudou em uma academia em Ashville e formou-se na Universidade do Tennessee, em Knoxville, em 1850. Voltando a Ashville, estudou direito no escritório de John C. Thomasson e foi aceito na Ordem em 1855. Exerceu direito em St. Clair até se mudar para o Condado de Shelby, Alabama, em 1867 e se tornar um sócio da B. B. Lewis.

Quando a guerra foi proclamada em 1861, Cobb ingressou no Exército Confederado como capitão do Co. C., Décimo Regimento de Infantaria do Alabama, brigada de Forney, e foi para a Virgínia com esse regimento. Permaneceu lá até que, em 1863, foi designado para a cavalaria do General Joseph Wheeler no Tennessee e encarregado de uma patrulha. No final da guerra, Cobb retomou sua advocacia.

Cobb foi eleito para o senado do estado do Alabama em 1872 e em 1876. Durante seu mandato no senado estadual, colaborou com Peter Hamilton, de Mobile, em um plano para reajustar a dívida do estado, um plano posteriormente adotado pela câmara. Cobb era amigo e conselheiro do governador George Smith Houston durante o governo de Houston.

Cobb foi eleito governador em 1878 e reeleito em 1880. "Teve um mandato discreto, sem eventos marcantes".[2] A população do Alabama estava crescendo; em 1880, o censo federal registrou 1.262.505, e os problemas de gestões de finanças e controle das ferrovias sobraram para Cobb. "Seu governo fez melhorias na avaliação fiscal e reduziu o gasto do excedente no tesouro do estado".[3]

Também durante os dois mandatos de Cobb, foram criadas a Comissão Ferroviária Estadual, a Ordem dos Advogados do Estado e a Universidade Tuskegee. Os registros da gestão do Governador Cobb refletem que uma grande controvérsia durante seu último mandato foi a Lei Seca. As forças da Lei Seca tentaram aprovar uma lei de opção local em todo o estado, mas não tiveram êxito.

Depois que seu mandato como governador terminou, aposentou-se para a vida privada por um tempo, mas em 1888 aceitou a nomeação para o cargo de juiz de paz do Condado de Shelby. Cobb também exerceu como presidente da Central Iron Works em Helena de 1873 até 1891, continuando a manter seu cargo enquanto exercia como governador. Também foi promotor da Ferrovia Louisville e Nashville; e esteve envolvido no plantio de algodão e no desenvolvimento de uma mina de ferro, a Delmar, no norte do Alabama.

Cobb pertencia a todas as filiais dos Maçons do Rito York e era grão-mestre da grande loja do Alabama em 1879 e 1880. Foi o único homem que era grão-mestre e governador ao mesmo tempo. Era membro de todas as lojas da Maçonaria do Rito Escocês até o trigésimo segundo grau, inclusive. A última residência de Cobb foi Birmingham. Seu túmulo está localizado no Cemitério de Forest Hill, em Birmingham.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Our state--Alabama - Page 343 books.google.com/books?id=t-syAQAAIAAJ Thomas McAdory Owen - 1927 -
  2. Owen, Thomas McAdory. History of Alabama and Dictionary of Alabama Biography Vol. III, 1978.
  3. Stewart, John Craig. The Governors of Alabama, 1975.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Cargos políticos
Precedido por
George S. Houston
Governador do Alabama
1878–1882
Sucedido por
Edward A. O'Neal