São Mamede de Infesta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde março de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
 Portugal São Mamede de Infesta  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de São Mamede de Infesta
Brasão de armas
Localização no concelho de Matosinhos
Localização no concelho de Matosinhos
São Mamede de Infesta está localizado em: Portugal Continental
São Mamede de Infesta
Localização de São Mamede de Infesta em Portugal
41° 11' N 8° 37' O
País  Portugal
Concelho MTS1.png Matosinhos
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 5,21 km²
População (2011)
 - Total 23 122
    • Densidade 4 438/km2 
Código postal 4465-268
Orago São Mamede
Correio electrónico [1]
Sítio [2]

São Mamede de Infesta é uma cidade e foi uma freguesia portuguesa do concelho de Matosinhos, com 5,21 km² de área e 23 122 habitantes (2011)[1] . Densidade: 4 438 hab/km².

Foi sede de uma freguesia extinta (agregada) em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Senhora da Hora, formar uma nova freguesia denominada União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora.[2]

Elevada à categoria de cidade em 2001.

S.Mamede de Infesta é a denominação que esta freguesia tem no ano de 1706, pois anteriormente só se chamava S. Mamede, como vem nas Inquirições de 1258 e no censo de 1527. No entanto, em documentos do século XII vem denominada S. Mamede de Tresores (o termo Tresores vem de três orres, ou vales, que efectivamente ladeiam a freguesia). O determinativo Infesta (termo arcaico que significa subida, encosta, costa ou costeira, tem a sua razão de ser, pois S. Mamede está numa elevação que domina o rio Leça), aparece na "Corografia Portuguesa" do Padre Carvalho da Costa e tem variado muito, pois também se acha S. Mamede da Ermida e S. Mamede da Hermida da Infesta, nas Constituições do Bispado do Porto de 1735 e noutros documentos do século XVIII e S. Mamede de Moalde no "Catálogo e História dos Bispos do Porto" de Rodrigo da Cunha, em 1623 e na " Nova História da Ordem de Malta " de José Anastácio Figueiredo.

O nome de origem é Sanctus Mamethus. Moalde é, possivelmente, o mais antigo lugar da freguesia de S. Mamede de Infesta. A primeira vez que é nomeada foi no ano de 994 e em 1008, sob a forma de villa Manualdí, isto é, quinta ou herdade de alguém chamado Manualdo. Existe uma certa dúvida quanto a este nome, pois alguns autores acham que Moalde vem do nome de um guerreiro alemão de nome Modwald, mas tal não será pertinente.

Seixo é igualmente um lugar muito antigo desta freguesia, pois já nas Inquirições de D. Afonso III em 1258, se menciona o seu nome. Este lugar foi desmembrado da freguesia de Ramalde em 1895, sendo anexado a S. Mamede.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Texto extraído duma obra de caracter monográfico sobre S. Mamede de Infesta publicada pela Autarquia.

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português). Instituto Nacional de Estatística. Arquivado do original em 4 de Dezembro de 2013. Página visitada em 21 de Março de 2014. "Informação no separador "Q601_Norte""
  2. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 21 de março de 2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre Freguesias, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.