SCOTT Sports

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SCOTT Sports
SCOTT Sports SA
Tipo Sociedade anônima
Fundação 1958
Fundador(es) Ed Scott
Sede Givisiez, Suíça
Empregados 600
Produtos Bicicleta
Sportwear
Equipamentos de inverno (Ski, Snowboard)
Equipamentos de aventura (Motocross, Óculos)
Faturamento 410 milhões de francos em 2010
Página oficial www.scott-sports.com

Scott (razão social Scott USA) é uma empresa suíça que produz bicicletas e materiais esportivos e de aventura.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1958 o engenheiro e esquiador Ed Scott de Sun Valley (Idaho, EE. UU.) inventou um bastão para esqui de alumínio, que superaram performance dos anteriores fabricados em bambu ou aço. Com base nesse êxito, a companhia começoua a produzir material esportivo de diversas categoria. Em 1970 produziram e comercializaram seus primeiros óculos protetores para o motocross, confeccionando outros diversos produtos para essa modalidade. Em 1978, a empresa expandiu pela Europa, fixando sua sede central em Friburgo. Em 1986 iniciou a produção de mountain bikes. Sem problemas omerciais, ganhou relevância ao produzir o guidão aerodinâmico utilizado estratégicamente por Greg LeMond na corrida final do Tour de France de 1989 entre Versalhes e Paris, onde o americano ganhou uma medalha de ouro na última etapa na frente do francês Laurent Fignon por apenas oito segundos, a menor diferença da história da corrida. Seu uso se estenderia tanto no ciclismo como em outras disciplinas, como o triatlo[1] . O nome Scott USA foi alterado apenas para Scott, em decorrência da sua notoriedade pelo mercado europeu.

Em 1991, Scott produziu a primeira suspensão denominada Unishock e uma ano depois, a primeira bicicleta completamente dotada de suspensão foi apresentada ao público. O setor de montains bike e speed expandiram continuamente até 2002, a etapa 10 do Tour de France foi vencida por Patrice Halgand correndo pela equipe Jean Delatour team, onde o tempo foi superada pela Scott.[2] Atualmente, a Scott iniciou o desenvolvimento de suprimentos e fornecimento de bicicletas para a GreenEDGE Cycling.[3]

Referências

  1. First Aero Bar Scott Sports. Visitado em 11 December 2012. "1989 - First Aero Bar - In 1989, SCOTT introduced one of the most significant product innovations in the history of cycling - the aerodynamic handlebar. The handlebar was strategically utilized by American Greg Lemond in his 1989 Tour de France win."
  2. SCOTT
  3. (em inglês) greenedgecycling.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]