SV Blau-Gelb Berlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SV Blau-Gelb Berlin
Bg index Transparent.gif
Nome SV Blau-Gelb Berlin
Fundação 12 de maio de 1951 (62 anos)
Estádio Stadion Rennbahnstraße
Capacidade 2.500
Competição Landesliga Berlin Staffel 1 (VII)
Divisão 2012 1ª (Bezirksliga St. 1) ↑
Website Site oficial
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Sportverein Blau-Gelb Berlin e.V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 12 de maio de 1951, sediada em Berlim.

História[editar | editar código-fonte]

BSG Tiefbau Berlin

Foi criado como Betriebssportgemeinschaft Aufbau Weißensee servindo como o clube desportivo para um número de pequenas empresas de engenharia civil que mais tarde foram agrupadas como VEB Tiefbau Berlim, em seguida, Kombinat Tiefbau Berlim. O clube foi produto do pós-Segunda Guerra Mundial de ocupação soviética da Alemanha Oriental e, ao contrário de outros, não estabeleceu nenhuma pretensão de qualquer tradição anterior. Ao longo de sua história, o SV tem sido um clube multi-esportivo e em vários momentos incluiu departamentos de atletismo, bilhar, boliche, boxe, canoagem, ciclismo, ginástica, handebol, hóquei no gelo, vela, tênis, tênis de mesa, vôlei e musculação. Muitos destes departamentos foram perdidos após a reunificação alemã em 1990.

Em 1954, o Weißensee se uniu ao BSG Vorwärts Gosen para se tornar BSG Aufbau Tiefbau Berlim, o qual atuou na baixa camada da cidade. Três anos mais tarde, o clube juntou-se ao BSG Motor Weißensee-Süd e o departamento de futebol do Sportclub Aufbau Berlim e, consequentemente, assumiu o lugar do SC na quarta divisão, a Bezirksliga Berlim. Na temporada seguinte, o time foi rebatizado BSG Tiefbau Berlim e, em 1960, ganhou a promoção para a 2. DDR-Liga (III), na qual passaria três temporadas antes de ser rebaixado por conta de uma reestruturação da liga. A equipe fez a sua primeira aparição na FDGB-Pokal (Copa da Alemanha Oriental), na temporada 1963-1964, e foi rapidamente eliminada na primeira fase.[1]

O Tiefbau permaneceu sendo um time de quinta divisão ao longo das próximas duas décadas até avançar para a Berziksliga Berlim (IV), em 1984. Melhorou gradualmente a sua posição até que, finalmente, conseguiu o segundo lugar, em 1990, na véspera da reunificação da Alemanha. As competições de futebol separadas do Oriente e da Alemanha Ocidental foram reunidas e, como muitos ex-clubes da Alemanha Oriental, a equipe abandonou seu antigo nome se tornando Sportverein Blau-Gelb Berlim. O Blau-Gelb passou de 1991 a 1993, a fazer parte da Landesliga Berlim (V) antes escorregar todo o caminho nas temporadas subseqüentes. Foi durante esse período que o clube fez três aparições, saindo na primeira fase, na FDGB-Pokal, em 1989-1990, a transição NOFV-Pokal, em 1990-1991, e da DFB-Pokal (Copa da Alemanha), em 1991-1992. Um primeiro lugar, em 2006, na Kreisliga Berlim (IX) fez o time ser promovido para a Bezirksliga Berlim (VIII).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Grüne, Hardy (2001). Enzyklopädie des deutschen Ligafußballs 7. Vereinslexikon. Kassel: Agon-Sportverlag. ISBN 978-3-89784-147-5.