Safio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSafio
Murina.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Anguilliformes
Família: Congridae
Género: Conger
Espécie: C. conger
Nome binomial
Conger conger
(Linnaeus, 1758)

Safio é um dos nomes vulgares de um peixe do género Conger da família Congridae, que se pode encontrar na costa oriental do Atlântico desde a Noruega e Islândia até ao Senegal, e também no Mediterrâneo e Mar Negro, a profundidades até aos 1170 m. O comprimento máximo atinge os 3 m, e pesa até 110 kg. Na sua fase adulta é chamado de congro.

O safio habita em fundos rochosos e arenosos, permanecendo perto da costa na juventude e deslocando-se para águas mais profundas quando atinge a maturação sexual. É um predador nocturno que se alimenta de peixes, crustáceos, e cefalópodes. Tal como outras espécies do grupo, reproduz-se apenas uma vez na vida. É sexualmente activo entre os 5 e os 15 anos, e desova no verão junto à costa Atlântica de Portugal e no Mediterrâneo, produzindo cerca de 3 a 8 milhões de óvulos.

A sua pesca necessita de alguns cuidados, pois permanece muito tempo vivo e a sua mordedura pode causar feridas de grande gravidade. [1]

É vendido fresco ou congelado e é cozinhado de diversas formas (caldeiradas, com arroz) embora o elevado número de espinhas não o torne especialmente atractivo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências