Salatiel (anjo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Salatiel
Arcanjos Ortodoxos
Conselho Angelical (Ангелскй Собор). Ícone ortodoxo representando os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia.

Arcanjo Miguel
Arcanjo Gabriel
Arcanjo Rafael
Arcanjo Uriel
Arcanjo Jegudiel
Arcanjo Salatiel
Arcanjo Jeremiel
Arcanjo Baraquiel
Arcanjo Andriel

Salatiel(em hebraico:שאלתיאל, Oração a Deus, Salatiel) ou São Salatiel é um dos sete arcanjos ortodoxos que têm a sua aceita pela Igreja Ortodoxa (em russo:Архангел Селафиил, Arcangel Sielafiil, Arcanjo Salatiel). Ele é relatado por estar sempre orando à Deus e orando pelo bem, salvação e saúde das pessoas em Terra. Salatiel não é relatado na Bíblia ou qualquer livro canônico, mas é relatado no Terceiro livro de Esdras ou Esdras III, um livro apócrifo:

Cquote1.svg E foi na segunda noite que me veio Salatiel, o líder do povo... Cquote2.svg
Esdras III. 05:16

Segundo a crença ortodoxa Salatiel seria o Anjo do Senhor não identificado que apareceu a Agar quando esta estava vagando triste pelo deserto e orou ao Senhor, Salatiel então lhe aparece:

Cquote1.svg 7O Anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur, 8disse-lhe:``Agar, escrava de Sara, donde vens? E para onde vais?``. ``Eu fujo de Sarai, minha senhora``-respondeu ela. 9``volta a tua senhora``-respondeu o anjo do Senhor- e humilha-te diante dela. ``10E ajuntou:``Multiplicarei tua posteridade de tal forma, e será tão numeroso, que não se poderá contar``. 11 Disse ainda mais: ``Estás grávida, e vais dar a luz à um filho: darás a ele o nome de Ismael(Ismael significa: Deus ouve), porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Este menino será como um jumento bravo: e a sua mão se levantará contra todos e a mão de todos contra ele. E levantará sua tenda defronte de todos os seus irmãos``. Cquote2.svg
Gênesis 16:8-12

O bispo da Igreja Ortodoxa Dom Inocêncio de Kherson escreve: "E o Senhor nos deu uma cara de anjos orando, com o seu líder Salatiel para limpar o sopro de sua boca e aquecer nossos corações para a oração legal, eles podem nos ensinar quando e como orar, para oferecer a maioria de nossas ofertas para o trono da graça. Quando vocês vêm meus irmãos, um ícone do arcanjo, de pé em uma posição de oração, com os olhos abaixados e com as mãos reverentemente ligados ao peito, você deve saber que é Salatiel "[1]

Salatiel é sempre representado em pinturas com olhar e expressão facial serena, além de ter as duas mãos cruzadas sobre o peito e prostrado, rezando.[2] Devido ao complexo alfabeto hebraico que é consonantal e que utiliza dígrafos para criar sons de vogais e dificuldades em traduções existem vários variantes do nome e também é chamado de Salatiel, Selatiel, Selafiel entre vários outros nomes derivados.

Referências

  1. Иннокентий Херсонский. Седмь Архангелов Божиих, М., 1996. С. 11-12(Dom Inocêncio de Kherson. Os sete arcanjos do Senhor)
  2. Академик В. Д. Фартусов, Москва, Синод. Тип., 1910, стр. 226—227(Acadêmico VD Fartusov, Moscou, o sínodo).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.