San Pedro de Atacama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama oasis.jpg
San Pedro de Atacama, perto do Deserto de Atacama.
População 1.938 habitantes
Censo 2002
Área 23.438,8 km²
Densidade 0,2 hab/km²
Fundação 1450
Região Antofagasta
Província El Loa
www.municipalidadsanpedrodeatacama.cl
Mapa
Comuna San Pedro de Atacama.png

San Pedro de Atacama é uma comuna da província de El Loa, localizada na Região de Antofagasta, Chile. Possui uma área de 23.438,8 km² e uma população de 1.938 habitantes (2002).

Localiza-se a 2.400 metros de altitude. Por ser um lugar ímpar numa região inóspita como o Atacama, é denominada de oásis de San Pedro de Atacama.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente um centro de parada para os colonizadores espanhóis, originou-se a partir de sua Igreja de San Pedro, construída pelos jesuítas espanhóis no início do século XVIII. Apesar dos esforços do Governo chileno, esse local permanece ainda hoje como um lugarejo bem aprazível no deserto do Atacama. Foi o principal centro da cultura atacamenha, e atualmente é um grande centro turístico no Atacama.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Da cidade saem os principais tours para o deserto organizados pelo Governo do Chileno ou agências de turismo especializadas.

Principais pontos turísticos da cidade[editar | editar código-fonte]

Igreja de São Pedro de Atacama

Principais pontos turísticos dos arredores da cidade[editar | editar código-fonte]

Em seu contorno há uma série de pontos turísticos.

  • Valle de la Luna (Chile), é uma pequena depressão de 500 metros de diâmetro, com solo salino e rodeado por morros com formações exóticas lembrando o solo lunar. Destacam-se as "Três Marias", o anfiteatro e as cavernas. Há uma grande quantidade de Cristais de sal. O melhor período para visita é no horário da manhã cedo ou no final da tarde devido ao intenso calor do dia podendo chegar facilmente aos 54°C.
  • El Tátio (gêiseres), a 4.300 metros de altitude aos pés do vulcão Tatio, esse campo geotérmico é uma das principais atrações do país. Todos os dias, ao amanhecer, afloram violentos jatos de vapor desde os poços de água fervente. O conjunto formado pelo colorido do solo, o céu limpo e as colunas de até 6 metros de vapor é de rara beleza.

Muito cuidado ao caminhar entre os poços (pode haver sérias lesões aos descuidados) e respeite as sinalizações no local que não foram colocadas aleatoriamente. Normalmente essa visita se completa com os Baños de Puritama poço termal para um ótimo banho.

Recomenda-se sair de madrugada aproximadamente às 3h. É necessário levar roupas quentes, já que a temperatura pode cair abaixo de zero.

Commons
O Commons possui multimídias sobre San Pedro de Atacama

Ligações externas[editar | editar código-fonte]