Santo Antônio do Sapezeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santo Antônio do Sapezeiro
  Bairro rural do Brasil  
Localização
Unidade federativa  São Paulo
Município Santa Bárbara d'Oeste

Santo Antônio do Sapezeiro é um bairro rural do município brasileiro de Santa Bárbara d'Oeste, que integra a Região Metropolitana de Campinas, no interior do estado de São Paulo[1][2].

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

É um dos bairros mais antigos do município, iniciado a partir da construção da primeira capela em 1905. Pioneira no bairro, a família Godoy – Francisco Antonio de Godoy e sua esposa Ana Murbach – transferiu residência da área central para seu sítio no ano de 1900, na época todo formado por cafezais, e instalaram o primeiro armazém de secos e molhados com bar, dando início ao comércio na localidade[3][4].

Em 1904 com o falecimento de Ana Murbach, seu marido doa uma área de terra para a construção de uma capela[4]. Com a construção de sua primeira capela de barrote e coberta de sapé em 1905, a localidade foi batizada de Santo Antônio. O nome Sapezeiro veio por causa da planta muito comum naquela localidade. A Capela de Santo Antônio motivou a construção de casarios ao seu redor e o bairro começou a crescer em população[5].

Com o passar dos anos, a capela ficou pequena e houve a necessidade de sua ampliação. Após a doação de mais um pedaço de terra pela família Godoy a capela foi reconstruída em 1915 em alvenaria. Em 1935 uma nova capela maior foi construída, com a colaboração da Usina Santa Bárbara[3], que fez a doação dos tijolos, levados pela via férrea da Cia. E. F. Agrícola de Santa Bárbara, um ramal particular com vários desvios que puxava cana-de-açúcar do bairro para a usina, cujos trilhos chegavam a adentrar o município de Capivari[6].

Passavam-se os anos, crescia o bairro, com novas casas nas imediações da capela e a população do bairro aumentava. Com igreja, armazém e escola, além dos festejos populares, Santo Antonio do Sapezeiro foi ganhando fama pela região.

Muitos moradores e suas famílias foram grandes “festeiros”, com participação bastante efetiva nas festas religiosas, ainda muito prestigiadas no local. Destacaram-se: Totó Gonçalves  de Oliveira, João Benedito de Oliveira, Nenê Godoy, Dito Graciano, César Fronza, Dante Martignago, Bertolini, Luizinho Egydio de Godoy, Leonel Graciano, Alziro Graciano, Saulo Fornazin, Domingos Martignago, Nenê Bertolini, Nino Martignago, Vicentin, Bataglia, Prezotto, Correa, Braz, Aranha, Carpin, Defávari, Pacheco e Martins[3].

Já o armazém de Adelelmo Batáglia ficou para Nino Martignago, que também instalou no bairro o primeiro beneficiamento de arroz. Esse armazém passou para seu filho Amadeu Martignago e tornou-se o principal ponto comercial do Sapezeiro, muito conhecido pela produção da famosa lingüiça vendida e que é muito procurada pelos consumidores até os dias de hoje[3].

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro localiza-se na zona sul do município de Santa Bárbara d'Oeste, onde através da Rodovia Américo Emílio Romi (SP-306) no sentido Capivari tem-se acesso a estrada vicinal Vereador Saulo Fornazin que chega ao bairro. Sua distância do centro da cidade é de cerca de 10 km.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O bairro Santo Antônio do Sapezeiro ao longo dos anos recebeu melhorias e se desenvolveu. Em 1966 recebeu o serviço de energia elétrica, e em 1998 a estrada de acesso foi asfaltada.

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Festa da Linguiça[editar | editar código-fonte]

O local foi ganhando fama sendo conhecida como “Terra da Linguiça”, pois lá são produzidas e comercializadas linguiças caseiras que atraem pessoas de toda a região. O bairro, que preserva suas tradições, hoje transformou-se em ponto turístico. Por esse motivo a prefeitura da cidade passou a promover a partir de agosto de 2014 a Festa da Linguiça no bairro[5].

A tradição na produção de linguiça começou na década de 60 pela família Martignago, iniciada pelo patriarca Amadeu, sendo que a receita original da tradicional e famosa linguiça ainda é guardada à sete chaves pelos filhos e família[7][8].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Localidades | 2010 | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  2. «Localidades paulistas, 1964: (cidades, vilas, povoados, bairros, etc.) - publicação: 1966». bibliotecadigital.seade.gov.br. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  3. a b c d «Paróquia Santa Bárbara » Bairro Santo Antônio do Sapezeiro». Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  4. a b «Fundação Romi - Notícias - SANTO ANTÔNIO DO SAPEZEIRO RECEBE FOTÓGRAFOS EXPEDICIONÁRIOS». Fundação Romi. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  5. a b «Prefeitura lança Festa da Linguiça no bairro Santo Antonio do Sapezeiro». www.santabarbara.sp.gov.br. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  6. «Santa Barbara -- Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  7. Região, Do G1 Piracicaba e (30 de agosto de 2014). «'Terra da Linguiça', bairro de Santa Bárbara d'Oeste realiza festa típica». Piracicaba e Região. Consultado em 8 de janeiro de 2022 
  8. «Conheça a tradicional linguiça de Santa Bárbara D´Oeste». Mais Caminhos. Consultado em 8 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santo Antônio do Sapezeiro
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.