Sedrina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Sedrina
373Sedrina.jpg
Localização de Sedrina
País  Itália
Região Flag of Lombardy.svg Lombardia
Província Bérgamo
Área
 - Total 5 km²
População
 - Total 2,377
    • Densidade 475/km2 
Código Postal 24010
Código ISTAT 016196
Comunas limítrofes Brembilla, Sorisole, Ubiale Clanezzo, Villa d'Almè, Zogno
Prefixo telefônico 0345
Fiscal I567

Sedrina é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Bérgamo, com cerca de 2.377 habitantes. Estende-se por uma área de 5 km², tendo uma densidade populacional de 475 hab/km². Faz fronteira com Brembilla, Sorisole, Ubiale Clanezzo, Villa d'Almè, Zogno.[1] [2] [3]

Situa-se na encosta leste do Vale Brembana, que é formado pelo rio Brembo. É uma cidade muito calma e pacata. Por situar-se na encosta do Vale, a luz solar incide diretamente somente por algumas horas do dia. No inverno, o sol não chega a incidir diretamente nas ruas.

Sua origem data de quase dois mil anos atrás. Há uma belíssima ponte, construída em pedars, sobre o rio Brembo, datada de mais de 1500 anos.

Seu habitante mais famoso é o grande ciclista Felice Gimondi, último italiano a conquistar a "Coroa Tripla", no ano de 1968, composta pela vitória das três provas mais prestigiosas do ciclismo: a Volta da França, o Giro d'Italia e o campeonato mundial. Além de Gimondi, outro cidadão famoso é Wladmir Belli, outro ciclista profissional que chegou ao décimo primeiro lugar no ranking mundial em 2001, porém sem o mesmo "palmares" do grande Felice.

Atualmente, Sedrina possui algumas indústrias, tal como uma marcenaria e cementeiras. Há uma rua comercial onde se encontram uma farmácia, três mercados, uma quintanda, uma banca de jornais e revistas, um posto de gasolina, algumas lojinhas de artigos do lar e outros poucos restaurantes, bares e barbearias.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências