Sellapan Ramanathan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde janeiro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sellapan Ramanathan
6.ºº Presidente de Singapura Singapura
Mandato 1 de setembro de 1999
a 2 de setembro de 2011
Antecessor(a) Ong Teng Cheong
Sucessor(a)
Vida
Nascimento 3 de julho de 1924 (90 anos)
Singapura
Dados pessoais
Primeira-dama Urmila (Umi) Nandey
Partido People's Action Party
Parti Tindakan Rakyat
Profissão Funcionário Público
Ramanathan (dir.) com William Cohen, do governo dos EUA.

Sellapan Ramanathan[1] (Singapura, 3 de julho de 1924) foi o sexto presidente de Singapura. Referido frequentemente como S R Nathan, foi eleito presidente em 18 de agosto de 1999, sem oponentes, sucedendo a Ong Teng Cheong e tendo tomado posse em 1º de setembro de 1999.

Nathan é singapuriano de ascendência indiana tâmil. Passou sua infância com suas três irmãs mais velhas e seus pais, V. Sellapan e Apiram, em Muar, Johor. Sua família acabou repleta de dívidas quando a indústria de borracha passou por uma crise e foi enviado para morar em Singapura com um tio, sendo educado em várias escolas anglo-chinesas. Começou a trabalhar antes de completar seus estudos. Durante a ocupação japonesa de Singapura, trabalhou como tradutor para a Polícia Civil japonesa.[2] [3] Após a guerra, enquanto trabalhava, completava sua educação secundária através de estudos próprios e entrou na Universidade de Malaya (então em Singapura), graduando-se em 1954 com um diploma em Estudos Sociais.

Passou por diversas carreiras, entre as de maior destaque está sua carreira diplomática, onde trabalhou como embaixador e no Alto Comissariado singapuriano; além de ter estado na direção de algumas empresas, como a Mitsubishi de Singapura.

Foi eleito em 18 de agosto de 1999 (como o único candidato elegível e portanto sem oponentes) como presidente da República de Singapura. Em 12 de julho de 2005, Nathan anunciou suas intenções para reeleição como presidente. Submeteu uma aplicação para elegibilidade ao Comitê de Eleições Presidenciais; até 6 de agosto outras três pessoas tinham se inscrito também, porém tiveram suas aplicações rejeitadas e novamente Ramanathan retornou sem oposição, no dia 17 de agosto.

Referências

  1. Yap, Sonny; Lim, Richard; Leong, Weng Kam (2009). Men In White - The Untold Story of Singapore's Ruling Political Party, p.145. Singapore Press Holdings Ltd., Singapore, ISBN 978-981-4266-24-6
  2. Youth see different side of President. Asiaone.com. Página visitada em 2011-09-02.
  3. Zuraidah Ibrahim and Lydia Lim. "He ran away from home when he was 16" (reprint at Ministry of Education, Singapore), The Straits Times, 22 August 1999.
Precedido por
Ong Teng Cheong
Presidente de Singapura
19992011
Sucedido por
Tony Tan Keng Yam