Siemowit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Siemowit.PNG

Siemowit (também Ziemowit) foi, de acordo com as crônicas de Gallus Anonymus, o filho de Piast, o Construtor de Rodas e Rzepicha. Ele é considerado um dos quatro príncipes Piast lendários.

Ele tornou-se o 'Duque' da tribo dos polanos no século IX depois que seu pai camponês, filho de Chościsko, recusou-se a assumir o lugar do duque lendário Popiel. Siemowit foi eleito como o novo duque por uma assembléia popular (wiec). Segundo uma lenda popular, Popiel foi devorado por ratos em sua torre no lago Gopło.[1]

A única menção a Siemowit, juntamente com seu filho Lestko e neto Siemomysł, aparece na crônica medieval de Gallus Anonymus.[2]

Miecislau I da dinastia Piast é considerado o primeiro governante da Polônia a ser batizado, apesar das provas da existência de cristãos arianos, anteriores ao seu reinado, terem sido descobertas no sul da Polônia.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Jan Bondeson. Two-Headed Boy, and Other Medical Marvels. [S.l.]: Cornell University Press. 91-92 pp. ISBN 978-0-8014-8958-7.
  2. Gallus Anonymus; Knoll, Schoer, Bisson, Schaen. The Chronicles and Deeds of the Dukes Or Princes of the Poles. [S.l.]: Central European University Press. 17-22 pp. ISBN 978-963-9241-40-4.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.