Sigmatismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O sigmatismo é caracterizado pela pronúncia incorreta conhecido como voy um exemplo de como a pessoa falaria seria a seguinte, oi to casa 19h rapido . Está associado a desordens nos órgãos fonoarticulatórios, dentários ou crânio-faciais, ou ainda, sucção contínua de chupeta, respiração bucal e protéses dentárias.


Decorre do posicionamento variável da língua na cavidade oral, o que causa distorção na fala, seja porque a língua projeta-se na porção anterior, entre dentes, ou lateralmente.

Algumas personalidades célebres apresentam o sigmatismo anterior, popularmente denominado "língua presa", tal qual Luis Inácio Lula da Silva, Antonio Palocci, Romário, Felipe Massa, entre outros.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.