Simetria CP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Simetria CP

A simetria CP, é uma simetria quase exata das leis da natureza sobre o efeito do transformação entre partículas em antipartículas, a assim chamada conjugação de Carga, e a inversão das coordenadas espaciais, a Paridade, como no exemplo da imagem um elétron UP (e-) torna-se num pósitron Down (e+). transforma todas os eixos espaciais e transforma partículas em antipartículas.

A ideia da simetria CP surgiu quando da descoberta da violação da paridade em certas reações de radioatividade nos anos 1950, mas só foi realmente estabelecido em 1964 que a interação fraca violava esta simetria. É a isto que se chama a violação da simetria CP e a descoberta do decaimento do méson neutro K. Os méritos foram a James Cronin e a Val Fitch o Prémio Nobel de Física em 1980.

A interação forte e a interação electromagnética parecem ser invariantes segundo a combinação da operação de transformação CP, mas esta simetria é violada com certos tipos de interação fraca.

Violação da simetria CP[editar | editar código-fonte]

A violação da simetria CP, ou violação CP, é uma das três condições necessárias para explicar a assimetria matéria-antimatéria observada no Universo. É o caso descoberto do Káon neutro (K) um sistema em que as partículas se misturam com as próprias antipartículas. Duas simetrias entram em jogo neste processo: A relação entre uma partícula e a sua imagem num espelho (simetria P ), e a troca entre partículas e antipartículas (simetria C )

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. Maria Cristina Batoni Abdalla, O discreto charme das partículas elementares., UNESP, 2006 ISBN 8-571-39641-8
  2. Gil da Costa Marques, Física: tendências e perspectivas, Editora Livraria da Fisica, 2005 ISBN 8-588-32548-9


Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.