Siri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSiri
Callinectes sapidus

Callinectes sapidus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infraordem: Brachyura
Superfamília: Portunoidea
Família: Portunidae
Géneros e espécies
Callinectes
Callinectes arcuatus
Callinectes bellicosus
Callinectes bocourti
Callinectes danae
Callinectes exasperatus
Callinectes larvatus
Callinectes marginatus
Callinectes ornatus
Callinectes rathbunae
Callinectes sapidus

Cronius

Cronius ruber
Cronius tumidulos

Portunus

Portunus anceps
Portunus ordway
Portunus spinicarpus
Portunus spinimanus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Siri

Os siris classificam-se cientificamente como Crustacea ("carapaça dura") Decapoda ("dez patas") Brachyura ("cauda reduzida") da família dos portunídeos. A principal característica externa que os diferencia dos demais decápodes (os quais reúnem os siris e os caranguejos) é a modificação de seu último par de apêndices locomotores (patas), que assumem a forma de nadadeiras. Sendo assim, os siris possuem uma capacidade de maior locomoção em ambientes aquáticos que seus "primos" caranguejos, que limitam a vida a substratos como areia, rochas, dentre outros.

Por esse motivo, em alguns países, como nos Estados Unidos, os siris são chamados de swimming crabs ("caranguejos nadadores"). Outras características externas que os diferenciam das demais espécies de crustáceos é o prolongamento longitudinal de sua carapaça, o qual possui a forma de um espinho lateral bem pronunciado em algumas espécies e também a carapaça achatada, possibilitando uma melhor hidrodinâmica e exploração de tocas e afins.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Siri" veio do termo tupi si'ri, que significa "correr, deslizar, andar para trás"[1] , numa referência ao modo como o siri se locomove.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

As espécies dessa família ocorrem em todo o mundo em ambientes marinhos e em estuários (zona de transição entre o mar e rios). A salinidade é um fator importante na distribuição desses organismos no ambiente.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A massa de ovos contém aproximadamente 0,8 a 1,5 milhões de ovos.

Incubação

Os ovos se aderem externamente ao corpo abaixo do abdome. A fêmea pode carregar aproximadamente 2 000 000 de ovos. O período de incubação pode ser de 16 a 17 dias ou de 10 a 15 dias a 25 - 28 °C.

Larvas[editar | editar código-fonte]

Após um mínimo de 18 dias, o siri muda do final de estágio de zoea para megalopa. Em 7 a 8 dias, este chega ao primeiro estágio de siri em água de salinidade de 21 a 27 %. A duração do período larval é de 20 a 24 dias.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Os siris são crustáceos considerados generalistas ou mesmo oportunistas, o que quer dizer que não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.

Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 593

Artigos sobre Callinectes em www.cipedya.com