Sleepers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sleepers
Sleepers: Sentimento de Revolta (PRT)
Sleepers - A Vingança Adormecida (BRA)
 Estados Unidos
1996 •  cor •  147 min 
Género suspense
Direção Barry Levinson
Roteiro Barry Levinson
Elenco Kevin Bacon
Robert De Niro
Brad Pitt
Billy Crudup
Dustin Hoffman
Música John Williams
Diretor de fotografia Michael Ballhaus
Direção de arte Tim Galvin
Figurino Gloria Gresham
Edição Stu Linder
Companhia(s) produtora(s) PolyGram Filmed Entertainment
Baltimore Pictures
Propaganda Films
Distribuição Warner Bros.
PolyGram Filmed Entertainment
Idioma inglês

Sleepers (versão portuguesa Sleepers: Sentimento de Revolta . No Brasil, A vingança adormecida), é um filme de drama dos Estados Unidos de 1996, realizado por Barry Levinson.

Resumo

Predefinição:Enredo Em 1967, eles eram apenas quatro meninos em busca de diversão. Anos depois, eram quatro homens envolvidos numa vingança. A ternura inocente da infância e a violência do submundo nova-iorquino são magistralmente reunidos em SLEEPERS, de Lorenzo Carcaterra. O livro, baseado em experiências vividas pelo autor, mostra a transformação da ingenuidade infantil num rancor assassino. O tom inicial de SLEEPERS é nostálgico. Como num livro de memórias, o autor recorda com saudade as brincadeiras e aventuras vividas ao lado da turma de amigos na região do Hell's Kitchen, em Nova York. Travessuras juvenis, descobertas adolescentes, correrias ingênuas nas ruas controladas por mafiosos, pelo simples amor ao perigo. Eram quatro companheiros inseparáveis, que recebem nomes fictícios na trama. Michael, 12 anos - o mais velho da turma -, era o líder informal que adorava livros de aventuras. Tommy, 11, o gorducho ruivo apaixonado por quadrinhos. John, 11, era pobre, mas espirituoso, e queria ser artista. Shakes, 9, era o mascote que vivia nas bibliotecas e falava muito.

De repente, o relato saudosista ganha cores tristes: uma travessura aparentemente inofensiva, mas que quase provoca a morte de um homem, é o ponto de partida da viagem dos jovens pelo inferno. Presos, os quatro meninos são condenados a passar um ano no terrível reformatório Wilkinson, onde sofrem todo o tipo de violência. São estuprados e surrados pelos guardas, torturados, atirados em celas infestadas de ratos.

O tempo passa, e os quatro se tornam homens livres. Porém, carregam as marcas dos momentos de sofrimento que mudaram radicalmente suas vidas. Tommy e John, os mais afetados pela violência sofrida em Wilkinson, se transformam em assassinos profissionais, dispostos a fazer seus algozes pagarem pelas humilhações que impunham aos meninos da instituição. Michael torna-se promotor público e se depara com a chance de tomar parte na vendeta, ajudando a inocentar os velhos amigos. Shakes - o próprio Carcaterra - é jornalista e cronista dos acontecimentos de SLEEPERS, um thriller de narrativa emocionante do começo ao fim.

Dos quatro protagonistas, restam apenas dois: Lorenzo Carcaterra e o advogado, que vive anônimo na Europa. Os outros morreram de forma violenta há alguns anos. O autor, casado com a editora-executiva da revista People, com quem tem duas filhas, também escreve roteiros.

Elenco

Prémios e nomeações

  • Recebeu uma nomeação ao Óscar, na categoria de Melhor Banda Sonora.

Curiosidades

  • O autor Lorenzo Carcaterra sempre garantiu que a história contada em seu livro, a mesma que o roteiro de Sleepers foi baseado, era verídica. Entretanto, após investigações nenhum caso parecido foi encontrado na relação de casos antigos do Judiciário americano. Questionado sobre o assunto, Carcaterra sempre se recusou a comentar tal fato até que, muito tempo depois, foi esclarecido que a história contada no livro é realmente fictícia e que a afirmação do autor era apenas um golpe de publicidade.
  • Este é o 1º de 3 filmes em que Dustin Hoffman e Robert De Niro atuaram juntos. Os demais foram Mera Coincidência (1997) e Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004).
  • O ator Kevin Bacon em momento algum encontrou Robert De Niro ou Dustin Hoffman nos sets de filmagens de Sleepers, devido à programação de cada ator para rodar suas cenas no filme.
  • O orçamento de Sleepers - A Vingança Adormecida foi de US$ 44 milhões, sendo que o filme arrecadou cerca de US$ 165 milhões nas bilheterias ao redor do planeta.

Ligações externas