Soco-inglês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Modelo de soco-inglês

O soco-inglês ou soqueira é uma arma branca de tipo soco, feita de metal, com quatro orifícios para se encaixar aos dedos como anéis, causando mais dano e ferimentos à vítima atingida pelo soco.

Este objeto foi criado na Inglaterra, apesar de ser chamado de "coup de poing american" na França, o que em português significa "golpe de punho americano".

Costuma ser feito de alumínio ou bronze mas também pode ser encontrado em chumbo, principalmente quando feita artesanalmente, devido ao fato de que este é um metal fácil de se modelar.

Existem muitos modelos diferentes, estilizados com marcas famosas, símbolos, nomes de gangues, com pontas pontiagudas ou até amolados, causando cortes à vítima. Por isto, muitas pessoas os colecionam, e há uma grande variedade de preços que vão de acordo com o material utilizado, formato, tamanho, etc.

Sempre foi uma arma muito utilizada por mafiosos e com o passar do tempo, se popularizou entre gangues devido ao fato de ser relativamente leve, podendo causar graves ferimentos, e ainda assim é compacto, versátil e relativamente simples de ocultar, só sendo localizado com uma revista mais detalhada.

Esta popularização entre as gangues se deu no decorrer dos anos 70 e 80, e devido ao seu país de origem, se tornou especialmente popular entre grupos como punks e skinheads a ponto de se tornar até símbolo relacionado a eles.

Commons
O Commons possui multimídias sobre Soco-inglês
Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.