Solaris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Solaris
Captura de tela
Produção Oracle Corporation
Família do SO Unix
Modelo código aberto
Estado Atual
Versão estável Solaris 11
Licença Software Pago
Página oficial http://www.oracle.com/us/products/servers-storage/solaris/index.html

Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, que é uma subsidiária da Oracle. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V.

Solaris é conhecido por sua acessibilidade, especial no sistemas de SPARC, também por dar origem a muitas características inovadoras tais como DTrace e ZFS. Solaris suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC, e é um sistema que segue a especificação POSIX. Embora seja desenvolvido historicamente como um software proprietário, a maioria de seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema OpenSolaris.

Em sua versão 10, lançada no início de 2005, Solaris oferece os seguintes recursos avançados:

  • DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real;
  • Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes;
  • Predictive Self-Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e recuperando-se;
  • Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection;
  • Integrated Open Source Applications: disponibilidade de centenas de aplicações já integradas ao sistema;
  • ZFS: um novo tipo de sistema de arquivos que provê administração simplificada, semântica transacional, integridade de dados end-to-end e grande escalabilidade.História do Solaris

Quando se trabalha com computadores, o sistema operacional tem uma importância muito grande, uma vez que este é responsável por controlar todos os recursos da máquina e fornecer estrutura lógica para os programas aplicativos a serem escritos.

O SOLARIS é um sistema operacional totalmente baseado em UNIX com grande peso no mercado. Moderno e bastante eficaz, eledes empresas.

Conceitos e funções básicas de sistemas operacionais são aplicadas no SOLARIS – gerência de processos e memória, controle de entrada e saída de dados, sistema de arquivos, além dos recursos disponíveis para se obter uma maior segurança.

Histórico do SOLARIS[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 60, Ken Thompson do Bell Laboratories, queria criar um sistema operacional que suportasse e coordenasse os esforços de uma equipe de programadores em um ambiente de pesquisa. Dessa forma surge o sistema UNIX, cuja primeira versão foi escrito em Assembly para o PDP 7.

Em 1978, Dennis Ritchie produziu a sétima versão do UNIX, que por ter sido reescrito em linguagem C, tornou possível transportá-lo de uma arquitetura para outra sem muitas dificuldades, A partir desta data, o código fonte foi licenciado para outros estabelecimentos comerciais e de pesquisas, passando a ocorrer o desenvolvimento de versões distintas em paralelo.

Nos anos 80, o sistema tornou-se popular entre pesquisadores e usuários comerciais. Várias versões foram desenvolvidas, entre elas o Xenix e o SCO-Unix da SCO. Com a fundação da Sun em 1982, surgiu mais uma linha de desenvolvimento, o SunOS. Nessa época, viu-se a necessidade de unificar as várias versões de sistemas UNIX existentes com a intenção de torná-lo realmente um sistema aberto padrão.

Com o comprometimento de vários fabricantes em adotá-lo, foi desenvolvido um UNIX único, conhecido como System V Release 4 (SVR4), aproveitando o que havia de melhor em cada linha.

Já baseado nesse novo sistema, a Sun Microsystems lança o SunOS 5.x, e em 1992, surge a primeira versão do SOLARIS, que era muito semelhante ao SunOS.

O SOLARIS é um sistema operacional voltado para grandes empresas, com um conjunto de softwares para desenvolvimento e gerenciamento de informações e comunicação entre aplicativos. Criado para obter uma alta performance em aplicações cliente/servidor, o SOLARIS permite acesso transparente e ilimitado a sistemas, servidores, dispositivos periféricos, base de dados remota e uma série de outros recursos, com escalabilidade para suportar várias aplicações e configurações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.