Spoils system

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cartoon de Thomas Nast, mostrando Andrew Jackson em um porco, que por sua vez está m cima da "fraude", "suborno" e "espólio".

Na política dos Estados Unidos, o spoil system (também conhecido como patronage system) é uma prática na qual um partido político, depois de ganhar uma eleição, dá cargos no governo para seus apoiadores, como retribuição ao apoio dado na eleição e um incentivo para continuar trabalhando pelo partido, totalmente em contraposição a um sistema que privilegie o mérito, tendo semelhanças com o clientelismo.

O termo deriva da frase do então Senador americano William L. Marcy, "to the victor belong the spoils" (ao vitorioso pertence o espólio), se referindo à vitória do democrata Andrew Jackson na Eleição de 1828.

Quando Andrew Jackson tornou-se Presidente dos EUA, muitos ricos americanos possuíam cargos no governo que até então eram considerados perpétuos - uma vez indicados pelo Presidente ou pelo Congresso, não eram substituídos até sua morte ou sua aposentadoria. Porém, Jackson, após assumir a presidência, afastou muitos destes oficiais do governo americano, substituindo por seus seguidores; diversos historiadores acreditam que Jackson tenha iniciado o sistema de spoils.