Sponge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sponge
Informação geral
Origem Detroit
País  Estados Unidos
Gênero(s) pós-grunge
Período em atividade 1991–atualmente
Gravadora(s) Sony, Beyond, Idol
Afiliação(ões) Loudhouse, Spys4Darwin, Crud, The Orbitsuns
Página oficial www.spongetheband.com
Integrantes Vinnie Dombroski
Billy Adams
Tim Patalan
Kyle Neeley
Andy Patalan
Ex-integrantes Mike Cross
Joey Mazzola
Tim Cross
Jimmy Paluzzi
Charlie Grover
Kurt Marschke
Tim Krukowski

Sponge é uma banda de pós-grunge de Detroit, Michigan.

História[editar | editar código-fonte]

A banda recrutou Jimmy Paluzzi na bateria inicialmente. O álbum de estreia deles, Rotting Piñata, lançado em 1994, foi um grande hit, sendo muito tocado nas rádios e na MTV. Os dois grandes singles do álbum foram "Plowed" e "Molly", mas no fim de 94, Charlie Grover substituiu Paluzzi nas baquetas. O álbum seguinte, chamado Wax Ecstatic, teve uma faixa, "Have You Seen Mary", utilizada no filme de Kevin Smith, Chasing Amy.

Em 28 de junho de 1998, a Sponge abriu o primeiro show do tour de reencontro do Kiss. A banda havia sido chamada algumas semanas antes para substituir os Stone Temple Pilots, que tiveram que abandonar a apresentação devido aos problemas de Scott Weiland com drogas. O show foi um dos últimos do Tiger Stadium, em Detroit.

New Pop Sunday, feito na Beyond Records, foi o abandono do som de gênero bem definido dos dois primeiros álbuns, inegavelmente Pop Rock. A popularidade da banda caiu drasticamente durante esse período. O único single, "Live Here Without You", foi indicado para o Prêmio Nacional pelo Detroit Music Awards em 2000.

Em 2001, Dombroski entrou em um projeto externo, em Seattle: Spys4Darwin, que gravaram um LP e trabalharam juntos no ano que se seguiu. Durante esse tempo, os irmãos Cross e Charlie Grover deixaram a Sponge, e os membros restantes (Mazzola e Dombroski), chamaram o baterista Billy Adams, o baixista Tim Kurowski e o guitarrista Kurt Marschke. A banda continuou a carreira com For All the Drugs in the World, na Idol Records, em 2003.

A banda permaneceu com a então gravadora. Vinnie Dombroski criou uma nova formação, dessa vez sem o outro membro fundador Joey Mazzola. Dombroski se tornou o único membro original remanescente da Sponge, apesar de Adams e Kurowski, do álbum anterior, terem permanecido. The Man foi lançado pelos canais tradicionais na Idol Records. Foi anunciado em Novembro de 2007 que o grupo lançaria um novo álbum, Galore Galore, na gravadora recém-contratada Bellum Records. Além disso, a formação de The Man seria a mesma para o novo lançamento. Essa foi a segunda vez que a formação continuou a mesma, tendo sido a primeira entre Wax Ecstatic e New Pop Sunday. O álbum foi finalmente lançado em dezembro do mesmo ano. Em 2009, o ex-produtor Tim Patalan substituiu Krukowski no baixo.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Jimmy Paluzzi - bateria e vocal de apoio
  • Mike Cross - guitarra
  • Tim Cross - baixo
  • Charlie Grover - bateria
  • Kurt Marschke - guitarra
  • Joey Mazzola - guitarra e vocal de apoio
  • Tim Krukowski - baixo

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]


Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano Título Gravadora
1994 Rotting Piñata Sony
1996 Wax Ecstatic
1999 New Pop Sunday Beyond
2003 For All the Drugs in the World Idol
2005 The Man
2007 Galore Galore Bellum

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.