State of Alert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
State of Alert
Informação geral
Origem Washington, D.C.
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hardcore punk
Punk rock
Período em atividade 1980 - 1981
Gravadora(s) Dischord Records
Afiliação(ões) Black Flag
Rollins Band
Integrantes Henry Rollins
Michael Hampton
Wendel Blow
Simon Jacobsen
Ivor Hansen

State of Alert (ou S.O.A.) foi uma banda estadunidense de hardcore punk. A banda foi formada em 1980, na cidade de Washington, D.C., e chegou ao fim no ano seguinte, em 1981.

História[editar | editar código-fonte]

A State of Alert era liderada por Henry Garfield, que, mais tarde, adotou o pseudônimo de Henry Rollins. Eles formaram a banda em outubro de 1980, porém ela chegou ao fim em julho de 1981. Durante o curto tempo de duração da banda, eles lançaram o álbum No Policy (com apenas dez músicas), e contribuíram para a coletânea Flex Your Head. Ambos os álbuns foram lançados pela gravadora Dischord Records.

A State of Alert fez 12 shows por toda a parte oriental dos Estados Unidos, sendo que o primeiro show deles ocorreu em 6 de dezembro de 1980 (em Washington, D.C.), e o último em 10 de julho de 1981 (na Filadélfia). Henry Rollins, alguns anos mais tarde, comentou as performances: "Todos os shows variavam de 11 a 14 minutos, pois as músicas tinham apenas 40 segundos... e o resto do tempo a gente apenas enrolava, dizendo: 'Vocês estão prontos? Vocês estão prontos?' E as nossas músicas ficavam extremamente pobres em meio àquele monte de 'Vocês estão prontos?'"[1]

Fim da banda[editar | editar código-fonte]

Hoje, a State of Alert é lembrada como sendo a primeira banda de Henry Rollins, lembrando que isso ocorreu antes de ele entrar no Black Flag (e antes também de ele formar a Rollins Band). Mas, acima de tudo isso, a State of Alert é um exemplo do começo do Hardcore nos Estados Unidos, que serviu para influenciar bandas como Negative Approach e Agnostic Front.

O guitarrista Michael Hampton, em 1981, formou a banda The Faith, ao lado de Alec MacKaye (irmão de Ian MacKaye) que juntou-se ao vocal, e Ivor Hansen, o último baterista da State of Alert. O baixista Wendel Blow, foi tocar nas bandas Iron Cross e Lethal Intent.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Henry Rollins − vocal (Outubro de 1980 — Julho de 1981)
  • Michael Hampton − guitarra (Outubro de 1980 — Julho de 1981)
  • Wendel Blow − baixo (Outubro de 1980 — Julho de 1981)
  • Simon Jacobsen − bateria (Outubro de 1980 — Março de 1981)
  • Ivor Hanson − bateria (Março de 1981 — Julho de 1981)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Michael Azerrad. Our Band Could Be Your Life: Scenes from the American Indie Underground, 1981–1991. Little Brown and Company, 2001. ISBN 0-316-78753-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.