Ian MacKaye

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ian MacKaye
Ian MacKaye
Informação geral
Nome completo Ian Thomas Garner MacKaye
Nascimento 16 de abril de 1962 (52 anos)
Local de nascimento Washington D.C.
 Estados Unidos
Gênero(s) Post-hardcore
Punk
Rock alternativo
Punk Hardcore
Ocupação(ões) Musico
Produtor musical
Instrumento(s) Guitarra
Outras ocupações Cantor
Compositor
Engenheiro de som
Gravadora(s) Dischord Records
Afiliação(ões) Fugazi
Minor Threat
Teen Idles
The Evens
Embrace
Egg Hunt
Skewbald/Grand Union
Pailhead
Página oficial Dischord Records

Ian Thomas Garner MacKaye (Washington D.C., 16 de abril de 1962) é um cantor e guitarrista amerciano. Em atividade desde 1979, MacKaye é mais conhecido por ser o líder da influente banda de hardcore punk Minor Threat, e bandas de post-hardcore Embrace e Fugazi, bem como The Evens. Ele é co-fundador e co-proprietário da gravadora independente Dischord Records, em Washington D.C. juntamente com Jeff Nelson.

História[editar | editar código-fonte]

Uma figura chave no desenvolvimento de hardcore punk e um promotor entusiasta de uma mentalidade independente (DIY ou "do it yourself" da ética punk), MacKaye trabalhou também como engenheiro de gravação e produtor das bandas 7 Seconds, Nation of Ulysses, Bikini Kill, Rites of Spring, Dag Nasty, Necros e Rollins Band. Junto com sua seminal banda Minor Threat, ele é creditado como o criador do termo Straight Edge, embora ele tenha afirmado várias vezes que ele não tinha a intenção de transformá-lo em um movimento.

Sempre ligado a cena pós-hardcore, MacKaye foi um dos responsáveis pelo fortalecimento das gravadoras independentes nos EUA, adotando uma postura contrário ao mainstream e favorável ao underground. Sobre a letra da música "Dinner With The President" do The Evens, Mackaye declarou:

Cquote1.svg

E, em Washington DC, ir a um jantar na Casa Branca é considerado uma grandessíssima honra. Mas se você reconhece que o governo federal é também uma indústria nojenta, cheia de segredos escusos e gente enlouquecida com o poder, então essa honra não tem valor nenhum.

Cquote2.svg
Ian MacKaye[1]

Em 2007 o The Evens fez uma turnê na Austrália durante a qual Amy e MacKaye montaram seu próprios equipamentos e tocaram onde nenhuma banda havia tocado antes[1] .

Cquote1.svg

Se a internet de fato destruir a indústria fonográfica um dia e devolver a música ao ar, será como ver a União Soviética ruir. E ficarei mais do que satisfeito em ver minha pequena gravadora ruir junto.

Cquote2.svg
Ian MacKaye[1]

Referências

  1. a b c Sávio Vilela (30/03/2007). “Eu sou cheio de amor. Eu sempre fui cheio de amor.” – Entrevista com Ian MacKaye.. Página visitada em 23 de fevereiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ian MacKaye
Oficiais
Informações
Entrevistas
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.